quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Proença-a-Nova | Festival do Plangaio e do Maranho regressa a 24 e 25 de setembro

O Festival do Plangaio e do Maranho regressa ao Município de Proença-a-Nova nos dias 24 e 25 de setembro, para renovada promoção de dois produtos tradicionais do concelho e tão característicos da zona de Sobreira Formosa, localidade onde se irão realizar as festividades.

O certame regressa à Sobreira Formosa, mais propriamente ao Largo da Devesa, com um espaço dedicado à gastronomia local, para as Associações inscritas com sede na Junta de freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, bem como a outros produtores do concelho que queiram dar a conhecer os seus artigos aos visitantes.

Música popular, fado, arruadas, bombos, animação infantil, animação circense, show-cooking com produtos endógenos, atividades desportivas e jogos tradicionais são algumas das atrações que fazem parte da programação definida para esta nova edição do Festival do Plangaio e do Maranho. Entre os jogos tradicionais estarão os Jogos da Malha e o Jogo da Tala, típico e jogado de forma praticamente exclusiva em Sobreira Formosa e áreas envolventes.

No sábado, dia 24 de setembro, o grupo musical Sons do Minho sobem a palco, seguidos do Grupo Musical Inovação, que prometem animar a noite de todos aqueles que visitarem o recinto. No domingo, a 25 de setembro, os Bombos da Casa do Benfica de Vila de Rei abrem as hostilidades para o fadista Emanuel Moura fazer as delícias dos espectadores e assim fechar mais uma edição deste Festival.

Ao longo dos dois dias a animação vai ser uma constante, com ofertas para miúdos e graúdos, numa clara aposta do Município de Proença-a-Nova, tanto na potencialização dos recursos endógenos característicos do concelho, como no reavivar de tradições antigas da população desta área regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário