quinta-feira, 25 de agosto de 2022

SILVES COMEMORA DIA DO MUNICÍPIO

 
As cerimónias oficiais do Dia do Município de Silves, celebram a conquista da cidade ocorrida a 03 de setembro de 1189, era então D. Sancho I, Rei de Portugal.
O programa de atividades que assinala 833 anos sobre a conquista da cidade, terá início no dia 01 e prolonga-se até ao dia 03 de setembro.
A homenagem a atletas, personalidades, instituições do concelho e concertos são algumas das iniciativas que assinalam esta efeméride.
O programa terá início no dia 01 de setembro, pelas 21h30, com o Concerto da Banda Filarmónica de Silves, no Castelo de Silves, assinalando, em simultâneo, o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
As comemorações do Dia do Município prosseguem no dia seguinte com a homenagem a atletas e instituições do concelho, às 21h00, no Castelo de Silves, com o acompanhamento musical do Grupo Al-Fanfare.
No dia 03 de setembro as celebrações serão marcadas pela homenagem a personalidades do concelho, pelas 21h00, no Castelo de Silves. A cerimónia culmina com o concerto da cantora-compositora Áurea, pelas 22h00, no mesmo local.
Consulte o programa.
 
+ SOBRE SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE
No ano de 1842 surgiu em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865.
Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas.
A atual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”.
Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve.
Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998.
Em 2017 a Banda Filarmónica contava com cerca de 40 músicos.
Atualmente é regida pelo Maestro Carlos Alberto Paixão Amarelinho.
 
+ SOBRE AL-FANFARE
Al-Fanfare um grupo algarvio que usa a força sonora dos instrumentos de sopro e percussão para levar a alegria da música ao vivo, e em movimento, onde quer que se apresente.
 
+ SOBRE ÁUREA
Áurea é um dos nomes mais destacados e mais bem-sucedidos da música portuguesa desde o início.
O seu primeiro trabalho data de 2010 e tem o seu nome e para além do tema já referido é conhecido também o enorme sucesso “Busy (For Me)”. O disco tornou-se num êxito, tendo atingido o primeiro lugar do top de vendas nacional.
Ainda em 2010 participou numa compilação de tributo a Elvis Presley, interpretando o tema “Love Me Tender”.
Em 2011 vence o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual e nesse mesmo ano vence o prémio de Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, prémio que volta vencer novamente no ano seguinte.
Ainda nesse ano é editado o disco Áurea Ao Vivo No Coliseu dos Recreios que vem cimentar o sucesso obtido até então.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário