No âmbito da Missão de Acolhimento Covilhã-Ucrânia, realizou-se um jantar de Natal que, além dos que ainda residem no Centro (Seminário do Verbo Divino), juntou os jovens estudantes que já integraram cursos superiores na Universidade da Beira Interior aos padres Devendra e Leonel e à equipa multidisciplinar do Município responsável pelo acompanhamento desde o início.
Durante os momentos especiais de reencontro e comemoração, muitos dos cidadãos acolhidos foram capazes de expressar alegria e afetos em língua portuguesa, facto que orgulhou todos os presentes, graças à formação específica que o Centro de Emprego da Covilhã proporcionou a todos, sempre em parceria com o Município.
A aquisição de competência linguística básica facilitou a integração de 9 jovens em cursos da UBI, designadamente de medicina, gestão e engenharias, bem como noutras universidades do país. Tem sido também fundamental ao nível da inserção profissional, com alguns dos residentes no Centro a trabalharem em empresas e instituições locais.
O trabalho da equipa multidisciplinar irá prosseguir em termos de apoio e no sentido da autonomização dos cidadãos que ainda residem no Seminário, em articulação com os imprescindíveis parceiros do Município desde o início da Missão, além do Centro de Emprego da Covilhã e da Universidade da Beira Interior, ACES Cova da Beira, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Instituto de Segurança Social, IPSS, Juntas de Freguesia e Proteção Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário