terça-feira, 20 de dezembro de 2022

63% dos portugueses vão apoiar e participar em causas solidárias neste Natal

Segundo os dados do Observador Cetelem Natal 2022, neste período natalício, tendo em conta o contexto económico e social que o país atravessa, os portugueses demonstram mais vontade em ajudar o próximo. Assim, mais de metade dos portugueses (63%) afirmam que vão participar em causas solidárias, +30 pontos percentuais comparando com o ano passado.
A ajuda será prestada de diferentes formas: cerca de 36% vão entregar roupa, brinquedos e alimentos a instituições ou a famílias necessitadas e 32% vão optar por comprar produtos solidários. 16% vão fazer doações monetárias a instituições e 14% comprar postais e cartões de Natal de instituições, entre outras ações.
Este ano, mais de metade dos portugueses inquiridos vão igualmente optar por adotar medidas sustentáveis este Natal. Assim, para tornar o período festivo mais sustentável, entre as medidas adotadas pelos portugueses estão: reutilizar os enfeites das árvores (65%); reutilizar a árvore de Natal artificial (59%); levar sacos para utilizar nas suas compras (57%); comprar só o essencial (53%); e ligar a iluminação de Natal apenas quando necessário (50%).
44% vão também reutilizar embrulhos de presentes, 26% optar por utilizar materiais recicláveis para os embrulhos e 16% fazer as suas peças de decoração com materiais reutilizáveis. Já 21% afirmam mesmo que vão fazer os seus próprios presentes. 16% pretendem ainda apostar em presentes ecológicos e de marcas sustentáveis e 10% comprar produtos em segunda mão.
Analisando os dados, os mais velhos, com mais de 55 anos, acabam por ser aqueles que procuram tomar mais medidas sustentáveis este Natal. São, por exemplo, os que mais tencionam reutilizar os enfeites (73%), reutilizar a árvore (67%); reutilizar sacos nas suas compras (63%); comprar o essencial (62%); ou utilizar lâmpadas de baixo consumo (49%).
Metodologia
O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.

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