segunda-feira, 27 de março de 2023

A GUERRA AOS SUPERMERCADOS

 A ASAE e o ministro da Economia abriram guerra aos hipermercados. Estes queixam-se de “uma campanha de desinformação, com danos gravosos para a reputação do setor da distribuição alimentar”.

O facto é que a ASAE descobriu uma prática pouco abonatória: especulação, essencialmente por diferenças entre preço de prateleira e o cobrado na caixa, que chegarão aos 40 por cento! 17 processos-crime de delito Económico foram instaurados por esta prática. Muito grave e nada abonatória para as empresas.

Diz ainda a ASAE que, no ano passado, as cadeias de distribuição tiveram à venda produtos com margens de lucro brutas a rondar os 50%. O certo também é que a inflação alimentar é três vezes superior à geral.

Apesar disso, o Continente diz que empresa que lidera absorveu "parte dos aumentos de preço apresentados pelos nossos fornecedores. “Também nós sofremos, disse a líder da SONAE dirigindo-se aos trabalhadores, “nesta altura em que a sua reputação está a ser atacada”.

Por seu lado, a segunda cadeia alimentar, o Pingo Doce, registou no ano passado um incremento nos lucros de cerca de 30 por cento.

Neste fim de semana fui às compras. Tive o cuidado de anotar uma dúzia de preços nas prateleiras e comparar com o que paguei na caixa. Não registei qualquer diferença.

Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade. Ficamos também mais confiantes por sabermos que as entidades que tem que fiscalizar, fazem o seu trabalho, não se deixando influenciar ou corromper.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:

“Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário