segunda-feira, 27 de março de 2023

Marinha Grande | LIVRO E DOCUMENTÁRIO RECORDAM LUTAS ANTIFASCISTAS

 A Marinha Grande recebe a iniciativa “Memória e Utopia - Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais”, no dia 30 de março, no arranque das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril. Serão apresentados um livro e um documentário sobre as lutas e vivências antes da revolução.
Trata-se de uma parceria entre o Município da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Agrupamentos de Escolas do concelho, EPAMG, KINTOP Filmes, ACI (Associação Centro InterCulturaCidade), ODTI (Observatoire des Discriminations et des Territoires Interculturels) e Associação Mémoire Vive/Memória Viva.

O programa é o seguinte:

MEMÓRIA E UTOPIA
Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais
30 de março de 2023

17h30 | LIVRARIA LIVROS & COMPANHIA

Apresentação do Livro “Luttes AntiColoniales / Lutas Anti-coloniais (bilingue), com a participação de Fernando Cardoso, Luís Farinha e convidados
A 24 de setembro de 2021 teve lugar em Grenoble, a conferência internacional“Luttes Anticoloniales / Lutas Anti-Coloniais”, promovida pelo ODTI– Observatório das Discriminações e dos Territórios Interculturais por ocasião do seu 50º aniversário. O livro que agora se apresenta (em edição bilingue português/francês) é o relato dessa conferência, com reprodução das intervenções dos participantes, registos fotográficos e outra documentação relacionada com as lutas anti-coloniais no Vietname, na Argélia e nas ex-colónias portuguesas em África.

20h30 | CASA DA CULTURA TEATRO STEPHENS
Exibição do documentário “As Mãos Invisíveis”, de Hugo dos Santos, seguida de debate com participação de Luis Farinha e Fernando Cardoso
O documentário retrata que, nos anos 1970, uma casa em Paris acolhia dezenas de desertores portugueses que fugiam da guerra colonial. Apenas os arquivos da PIDE guardaram vestígios das suas atividades anti-coloniais. De um personagem ao outro, juntando testemunhos e imagens amadoras, o filme reconstrói esta memória clandestina.

Momento musical, com Tino Flores (ex-exilado político e participante no filme).

  Às 10h15 e 14h30, decorrem sessões para os estabelecimentos de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário