segunda-feira, 6 de março de 2023

AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL TESTARAM OPERACIONALIDADE EM SIMULACRO NA MOITA

 Para comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinalou a 1 de março, decorreu no passado sábado, 4 de março, o exercício de evacuação de aglomerados populacionais designado “MoitEx’23”, no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e que envolveu diversos agentes de proteção civil.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e contou com a parceria da Junta de Freguesia da Moita e de diversas entidades locais e regionais ligadas à saúde, segurança social e os agentes de proteção civil.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; os vereadores Ana Alves Monteiro, António Fragoso e Orlando Joia; os presidentes das Juntas de Freguesia de Moita, Marinha Grande e Vieira de Leiria; o coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges, e a restante equipa do SMPC; entre outros intervenientes e observadores.

Tratou-se de um simulacro de âmbito municipal planeado, com a finalidade de testar os procedimentos dos agentes de proteção civil em caso de incêndio rural e de evacuação de um aglomerado populacional. Apesar de se tratar de uma simulação, estiveram no terreno todos os meios operacionais como se de um incêndio rural real se tratasse.
Foi previsto um cenário de incêndio rural, na Mata acional, em Casal da Lebre, que progrediu na direção do lugar de Figueira de Gomes, na freguesia da Moita. Foi testada a resposta à emergência e operacionalização de procedimentos diferenciados de ação e segurança inerentes ao risco. 
Foram implementados procedimentos e ações de evacuação da população ameaçada pelo suposto avanço das chamas, para os locais de refúgio (Largo da Igreja) e local de abrigo (Salão do Clube Desportivo Moitense e Centro Pastoral), com recurso à organização do Oficial de Segurança Local e da equipa de voluntários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário