segunda-feira, 6 de março de 2023

MARINHA GRANDE REPRESENTADA NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

 O Município da Marinha Grande esteve representado na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 1 e 5 de março, na Feira Internacional de Lisboa.
No dia da inauguração do certame, que ocorreu a 1 de março, foi feita a apresentação do Município, através de uma representação pela companhia Teatro À Solta, alusiva às origens da Marinha Grande e ao património Stephens, que esteve integrada na sessão dedicada à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na área expositora do Turismo do Centro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “é importante a Marinha Grande marcar presença neste evento de enorme relevância e demonstrar as suas potencialidades ao nível natural, cultural, patrimonial, gastronómico, turístico, industrial e tecnológico, como forma de atrair visitantes à região”.

Aurélio Ferreira deixou o convite para o público visitar o concelho, onde pode complementar a visita com o turismo industrial, que permite o contacto com o processo fabril de setores como vidro, moldes e plásticos, centros tecnológicos e museus.

No dia 3 de março, a BTL recebeu o lançamento da 2ª edição da Agenda Nacional “À descoberta do turismo industrial”, onde a Marinha Grande esteve representada pelo presidente da Câmara e técnicas do Município.

A Agenda Nacional do Turismo Industrial decorrerá entre os dias 10 e 16 de abril de 2023, em todas as regiões turísticas. A edição deste ano conta com 159 atividades, em 6 regiões turísticas (Açores, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Centro de Portugal, Porto e Norte, Lisboa) e integra visitas guiadas, atividades com famílias, demonstrações com profissionais, oficinas, workshops, exposições, filmes e colóquios.

Relativamente ao programa no concelho da Marinha Grande, destacam-se: visitas ao estúdio de vidro Poeiras Glass; visita às oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo; exposição comemorativa "À descoberta do Turismo Industrial”; visitas guiadas ao Museu do Vidro,  à Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes e às empresas Crisal e Planimolde; ateliê infantil de pintura sobre vidro; entre outras ações.

O Município da Marinha Grande integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (GDRPTI), que é uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal e congrega várias entidades a nível nacional, tendo como objetivo a consolidação do turismo industrial e a sua promoção junto de mercados internacionais.

O projeto de Turismo Industrial da Marinha Grande iniciou-se em 2013 e conta, atualmente, com quatro empresas de vidro, duas empresas de plásticos, duas empresas de moldes e três instituições. Podem ser obtidas mais informações em https://www.cm-mgrande.pt/p/turismoindustrial .

Nenhum comentário:

Postar um comentário