segunda-feira, 6 de março de 2023

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO "ANTÓNIO PEDRO: O MESMO OLHAR, DUAS EXPRESSÕES"

 "ANTÓNIO PEDRO: O MESMO OLHAR, DUAS EXPRESSÕES" é o título da exposição da autoria de António Pedro, que foi inaugurada este sábado, 4 de março, na Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense, no âmbito do programa comemorativo do centenário da associação.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente na inauguração, enaltecendo o percurso artístico e profissional de António Pedro, ligado ao vidro e à cristalaria, bem como a qualidade dos trabalhos expostos. Elogiou o historial de 100 anos do Operário e a iniciativa de dar a conhecer as obras de artistas marinhenses, fazendo votos para que a população aproveite esta oportunidade visitando a exposição.

A presidente da direção do SOM, Cristina Carapinha, mostrou-se orgulhosa pela organização da mostra do artista, reforçando o compromisso da associação para continuar a formar e a exercer a sua cidadania.

O artista António Pedro deixou o convite ao público para que desfrutem deste espetáculo que é a pintura, através da colagem e do vidro". Explicou que as obras que integram esta mostra são pinturas em aguarela, tinta da china e colagens com vidro, pedras e elementos da natureza.
António Pedro Marques Neto Rosa é natural da Marinha Grande, onde reside. Frequentou aulas de desenho, no atelier do Professor Nery Capucho, de preparação para aptidão à Escola Superior de Belas Artes do Porto, que fez em 1971, tendo, porém, mais tarde, ingressado na Licenciatura em Engenharia Mecânica, no IST. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da produção de vidro (cristalaria) embora, como hobby, desde sempre se tenha dedicado à pintura.

Expôs pela primeira vez em 1969, em Luanda, e desde 1991 localmente, com destaque para os seguintes eventos:

1991, no Hotel de S. Pedro, em S. Pedro de Moel.

1992, nas instalações anexas à Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

2012, na Galeria do Sport Operário Marinhense.

2017, no Posto de Turismo de S. Pedro de Moel.

2021, Cosmos Azul e Mar, em S. Pedro de Moel.

A exposição "António Pedro: o mesmo olhar, duas expressões" está patente até ao dia 3 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário