segunda-feira, 20 de março de 2023

Évora | DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DIA MUNDIAL DA ÁGUA NÃO SÃO APENAS DATAS EVOCATIVAS

Em Évora, o Dia Mundial da Árvore (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03) não são apenas dias de calendário. Com a implementação dos vários projetos ambientais que têm vindo a ser desenvolvidos no Concelho de Évora, o Município tem dado sentido substancial aos princípios subjacentes a estas datas evocativas. 
No Concelho de Évora existe e está em curso uma estratégia municipal de defesa do ambiente exercida em várias vertentes: são exemplos práticos a criação de condições para a utilização de fontes de energia limpa e sustentável, sistemas de mobilidade mais segura e ecológica, ou a execução de projetos de preservação dos recursos naturais. 
O Projeto “Life Água da Prata”, do qual aqui se dá nota como exemplo, está neste momento em fase de implementação no terreno. Este é um dos exemplos práticos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município na defesa do ambiente e da preservação dos recursos naturais. A Árvore e a Água são elementos base deste projeto que, pela abrangência física, dimensão técnica, e sobretudo pelas caraterísticas inovadoras que reflete, irá marcar positivamente a qualidade de vida da Cidade. 
Refira-se a propósito da evocação do “Dia Mundial da Árvore”, que no âmbito do “Life Água da Prata” serão plantadas 5050 árvores e 200 arbustos ao longo dos jardins e espaços verdes localizados junto ao curso da Ribeira da Torregela. Só durante o presente mês de março, está a decorrer uma ação de plantação de árvores e arbustos, num total de 823 elementos, o que só por si representa um investimento de perto de 25.000€. Estão a ser utilizadas preferencialmente espécies nativas, melhor adaptadas ao clima da região e que por isso não carecem de tantos cuidados de manutenção e de rega. Ao mesmo tempo, estas espécies favorecem a aproximação ao estado natural da ribeira e do espaço envolvente. Especificamente nos taludes, estão a ser plantadas árvores e arbustos que, com o enraizamento, irão aumentar a resistência à erosão provocada pelo escoamento em fenómenos de chuva intensa. Estas árvores irão ainda aumentar o ensombramento sobre os relvados reduzindo as necessidades de rega, e também mais frescura e capacidade de resistência a ondas de calor.
Sobre a Água, recurso natural evocado no dia 22 de março, o projeto prevê a substituição da água tratada utilizada na rega por água não tratada, recuperando as nascentes originais da Água da Prata localizadas na Graça do Divor. Para o efeito está em curso a construção de uma rede de distribuição a partir do Aqueduto destinada à rega de espaços verdes, ação que permitirá poupar 140.000 m3/ano de água tratada da rede pública, reduzindo-se também o consumo de energia e as correspondentes emissões de CO2 em cerca de 2,16 toneladas/ano. 
O Projeto “Life Água da Prata”, com um orçamento a rondar um milhão e quatrocentos mil euros, é cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE, um instrumento financeiro da União europeia que apoia projetos ambientais de conservação da natureza e de intervenção climática. 
Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial da Árvore, terão lugar as seguintes iniciativas a que a Câmara Municipal de Évora está associada, e das quais daremos notícia:
- Integrada na programação do Mês da Juventude, e promovida pela Associação Académica da Universidade de Évora, irá decorrer no dia 21 de março, pelas 15h00, uma ação de plantação de árvores no Complexo Desportivo de Évora; 
- No próximo dia 26 de março, promovida pela Forest Impact com o apoio da Além Risco, irá decorrer uma iniciativa pública sobre o que é e como se constrói uma microfloresta Miyawaki. A organização convida a população para evento, que inclui pic-nic e participação ativa na plantação. O início está marcado para as 09h30, na Rua Pedro Braga, Urbanização Villas do Alcaide, junto ao Bairro de Almeirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário