segunda-feira, 20 de março de 2023

Inauguração da nova Rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos e homenagem a D. António Francisco dos Santos

 

A Câmara Municipal de Aveiro inaugurou, no último sábado, 18 de março, a nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos, onde se incluem as últimas peças da obra “Arcanjos” de Paulo Neves - São Rafael e o Menino.
Neste dia foi ainda apresentado o catálogo da obra “Arcanjos” a que se juntou uma conversa sobre a vida de D. António Francisco dos Santos. Marcaram presença nesta sessão Ribau Esteves, Presidente da CMA, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação Jornadas Mundiais da Juventude – Lisboa 2023, o artista Paulo Neves, Nuno Sacramento, fundador e diretor da Galeria Nuno Sacramento, Antonino Francisco, Primo de D. António Francisco e Manuel Assunção, antigo Reitor da Universidade de Aveiro.
Para o Presidente da CMA “estas novas peças expressam bem a aliança de cada Homem com Deus, numa opção de liberdade e de fé, na certeza de que a força da arte ousada de Vasco Branco, da Arte Nova de Silva Rocha, da obra de Girão Pereira de abertura da Cidade para lá da linha dos comboios, são peças da nova Vida da nossa Terra, que os três Arcanjos simbolizam de uma forma extraordinária e muito expressiva, pela mão e arte de Paulo Neves, o artista que dá vida à pedra”.

A vida de D. António Francisco dos Santos
Na sessão, que também foi de homenagem a D. António Francisco dos Santos, os oradores deram a conhecer aspetos únicos da personalidade do antigo e falecido Bispo de Aveiro.
Da conversa, relevou-se a opinião unanime acerca dos valores humanistas e da capacidade de D. António Francisco de tornar simples a relação entre Deus e o Homem, recordando várias estórias e momentos peculiares, que cada um dos presentes passou com D. António Francisco dos Santos, no âmbito das relações institucionais, profissionais e pessoais, que travaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário