terça-feira, 7 de março de 2023

Proença-a-Nova | Alunos de medicina realizam rastreios gratuitos no concelho


Intitulada “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, a Med On Tour, regressou mais uma vez ao concelho de Proença-a-Nova para uma nova campanha de rastreios e palestras entre os dias 3 e 5 de março, envolvendo mais de 130 utentes.

Sete alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto realizaram rastreios gratuitos, nomeadamente tensão arterial, pulsação, glicémia, peso, altura e perímetro abdominal para avaliar a prevalência do risco cardiovascular na região.

Além dos rastreios que decorreram junto dos alunos da Universidade Sénior dos polos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa, no primeiro dia teve ainda lugar duas palestras, uma sobre “O Enfarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral” e a outra sobre “Diabetes: como identificar e como agir”. No dia seguinte (4 de março), realizaram-se as mesmas ações e rastreios junto dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa e de Proença-a-Nova e no dia 5 aos utentes do ProençaLar.

O objetivo desta iniciativa do projeto da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na qual está integrada a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, é promover da literacia em saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e adoção de um estilo de vida saudável, na evolução das doenças não transmissíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário