terça-feira, 7 de março de 2023

Marinha Grande | WORKSHOP DEBATEU PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ASSOCIATIVISMO

 O Município da Marinha Grande realizou o workshop "O Associativismo, passado, presente e futuro”, na passada segunda-feira, 6 de março, no Edifício da Resinagem, no âmbito do Programa “Associativismo em Movimento”.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e da vereadora do desporto e associativismo, Ana Alves Monteiro, que manifestaram o propósito do Município de envolver o tecido associativo e os diversos parceiros e reforçar pilares como a capacitação, cooperação e inovação, na construção de um associativismo ao serviço da comunidade.
Os autarcas esclareceram que a Câmara Municipal está a apostar na formação dos agentes associativos, com sessões temáticas regulares, trazendo convidados de diversas áreas, de modo a capacitar aqueles que se dedicam voluntariamente ao mundo associativo.
O workshop "O Associativismo, passado, presente e futuro” contou com a intervenção de Raquel Gomes e Umberto Giancarli, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), falaram sobre “Um novo olhar no papel do Associativismo, uma identidade com projeto”, abordando projetos artísticos de integração e reabilitação social promovidos por aquela entidade, numa sociedade em que o encontro pelas e com as Artes pode desempenhar um papel único em temas emergentes.

O encontro com o movimento associativo centrou-se ainda na “Salvaguarda dos Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto do Concelho da Marinha Grande”, com intervenções de Ana Carvalho e Miguel Afonso, da Câmara Municipal. Os oradores destacaram a importância da valorização e divulgação do património arquivístico, fundamental para a construção da memória do concelho e de definir estratégias de gestão e preservação da documentação que inclui a utilização de novas tecnologias, de modo a permitir a sua conservação e divulgação.

O próximo workshop terá lugar no dia 3 de abril, pelas 18h00, no Edifício da Resinagem, com o tema " Taxas e Licenças no Associativismo" e "Candidaturas a Projetos “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário