49 Anos depois, volta-se a celebrar a Revolução de Abril! A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Porto de Mós assinalaram a data, como aliás é seu apanágio, através de um programa rico e diversificado, que dá corpo a um projeto mais alargado, as Celebrações dos 50 Anos do 25 de abril 2022 – 2024. Neste sentido, ciclos de conferências, apresentação de livros, encontros, teatros e concertos enchem a agenda cultural do concelho até ao final do mês de abril.
Como manda o protocolo, o Dia da Liberdade iniciou com o hastear da bandeira, na Praça da República, pelas 09h00, tendo contado com a presença do Regimento de Artilharia N.º 4 e com as três corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho – Porto de Mós, Mira de Aire e Juncal, seguindo-se, depois, a arruada, protagonizada pela Banda Recreativa Portomosense.
A sessão solene seguiu-se de imediato, no Cineteatro de Porto de Mós, com as intervenções da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, da Presidente Jovem Autarca, Isa Ferreira e dos líderes da bancada socialista e da bancada social-democrata.
Destaque para o convidado da sessão, Júlio Pedrosa, antigo Ministro da Educação, que fez um discurso alargado sobre o papel das autarquias na educação, dando vários exemplos de projetos implementados nesse âmbito e nos resultados obtidos, quando alavancados pelo poder local.
A sessão encerrou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, que resume o verdadeiro objetivo da efeméride: “Porque este é o nosso tempo e, por assim ser, legitima-nos a comemorar com entusiasmo as conquistas dos últimos 50 anos, responsabilizando-nos, de igual modo, a passar o testemunho histórico e a importância dos valores democráticos às gerações mais jovens.”
Patrícia Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário