quarta-feira, 26 de abril de 2023

Saúde psicológica dos estudantes do Ensino Superior debatida no Campus do Piaget de Viseu

 O Instituto Piaget, a Universidade Católica de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu juntam-se esta quinta-feira, dia 27 de abril, para debater e programar o apoio à saúde psicológica dos seus alunos. O encontro, a realizar no campus universitário do Instituto Piaget de Viseu, servirá também para apresentar os primeiros resultados do Projeto SPEES – Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior.
Perceber a relação entre os níveis de saúde mental e a satisfação com a vida académica dos estudantes das três instituições do Ensino Superior de Viseu foi o objetivo de um estudo proposto inicialmente pelo Instituto Piaget. O estudo avaliou 540 estudantes das três instituições, a maioria do sexo feminino (78,9%), a frequentarem o 1º ano de licenciatura (54,8%).
Na base da realização do estudo está o facto de a adaptação ao Ensino Superior envolver transformações complexas, sendo o ajustamento à nova realidade um processo natural, que, decorrendo de forma positiva, conduz o estudante a um estado emocional positivo.
 
“Estudantes mais satisfeitos com a vida académica tendem a ser mais resilientes, mais otimistas, envolvendo-se ativamente no processo de aprendizagem e nas atividades extracurriculares, as quais promovem a adaptação à nova realidade”, explica Marisa Marques, psicóloga na Clínica Piaget de Viseu e responsável do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante, um serviço vocacionado para apoiar a comunidade académica do universo Piaget.
 
Os resultados a apresentar no encontro de quinta-feira sugerem uma relação positiva forte entre a saúde mental positiva e a satisfação com a vida académica. De acordo com o estudo, 56,9% dos estudantes inquiridos apresentaram níveis altos de flourishing (ou “desabrochar” psicológico), um estado identificado pela psicologia como um funcionamento e bem-estar ótimos em todos os aspetos da vida de um indivíduo.
 
A partir da análise dos resultados obtidos é possível assumir que intervenções desenhadas conjugando o aumento dos níveis de satisfação com a vida académica e a saúde mental positiva poderão ter uma probabilidade de eficácia elevada na promoção da saúde psicológica, prevenindo o abandono escolar e promovendo um melhor desempenho académico de forma a facilitar uma maior competência na idade adulta.
 
Além da apresentação dos resultados do Projeto SPEES, o Encontro programado para o Campus do Instituto Piaget, a partir das 14h, servirá também para partilhar as tendências, desafios e inovações na intervenção nos cuidados psicológicos no Ensino Superior em Portugal e na Europa, bem como para desenhar estratégias e assumir tarefas no domínio da saúde psicológica para as três instituições do Ensino Superior de Viseu.
 
Como sabemos hoje, as alterações e as exigências desencadeadas pela recente pandemia da Covid-19 afetaram a saúde psicológica e o bem-estar geral dos estudantes. Neste contexto, conferenciar sobre o estado da saúde psicológica dos alunos do Ensino Superior é de reconhecida importância, não apenas para se identificar a dimensão dos problemas, mas para se desenharem estratégias de apoio e intervenção preventiva.
 
A avaliação e intervenção focada nos aspetos positivos da Saúde Mental constitui-se como um recurso determinante para a promoção da saúde das pessoas, em detrimento do modelo centrado na doença”, conclui a psicóloga Marisa Marques. 
 
Luís Fonseca

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