terça-feira, 16 de maio de 2023

Peregrinação a Fátima: GNR identificou falso mendigo e 20 drones não autorizados

Balanço da operação "Peregrinação Segura 2023" dá conta ainda de sete detenções por condução sob efeito de álcool e de 107 infrações por excesso de velocidade.
Sete detenções por condução sob efeito de álcool, 20 drones não autorizados e um falso mendigo. Estes são alguns dos números da operação "Peregrinação Segura 2023", apresentados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), esta terça-feira.
A ação da força de segurança decorreu entre 4 e 14 de maio, por circunstância da Peregrinação Internacional Aniversária a Fátima, que, de acordo com os dados avançados pelo santuário, reuniu quase meio milhão de fiéis nesse mesmo período de tempo.
No total, segundo a nota enviada à imprensa, a GNR diz ter efetuado 1.420 ações, nomeadamente resultantes do patrulhamento das vias de acesso a Fátima e do policiamento no santuário e nas zonas envolventes.
A grande maioria das ações registadas foram relativas ao "apoio a peregrinos em deslocamento" (535) e a "autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada" (599).
Em mais de seis mil condutores fiscalizados, a GNR detetou ainda 107 infrações por excesso de velocidade e deteve sete pessoas por condução sob o efeito de álcool.
Já no recinto do santuário, a mesma autoridade diz ter "montado um dispositivo especial de segurança", que contou ainda, "em reforço", com "meios a cavalo, binómios cinotécnicos [cães patrulha]" e "meios de inativação de engenhos explosivos".
A GNR salienta ainda a colaboração da polícia espanhola - Guardia Civil - no recinto de patrulhas de apoio aos peregrinos internacionais.
Entre as principais ocorrências, a Guarda Nacional Republicana nota 20 voos de drones não autorizados - tendo sido identificados cinco pilotos -, 17 pessoas perdidas - e posteriormente localizadas - e 10 extravios de carteiras - das quais se recuperaram apenas nove.
A força de segurança dá conta ainda da identificação de um falso mendigo.

RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário