quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Med On Tour regressa a Proença-a-Nova

 
Os alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto estão de regresso ao concelho de Proença-a-Nova para mais uma edição do Med On Tour, intitulada “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, promovida pela ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
De 21 a 23 de fevereiro (entre sexta-feira e domingo) os alunos irão realizar palestras de educação para a saúde e rastreios de saúde à população de forma gratuita, nomeadamente tensão arterial, pulsação, glicémia, peso, altura e perímetro abdominal para avaliar a prevalência do risco cardiovascular na região.  
A campanha desta edição irá começar na sexta-feira com a realização de rastreios e uma palestra sobre alimentação saudável dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa. No sábado, os alunos de medicina farão rastreios na Santa Casa da Misericórdia da Sobreira Formosa e na Proençalar e no domingo na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.
O Med On Tour realiza avaliação de risco contrafatores cardiovasculares em aldeias e vilas do norte e centro de Portugal, capacitando estudantes de medicina ao aplicar seus conhecimentos na prática. A iniciativa promove o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as desigualdades em saúde e a responsabilidade social. Além dos rastreios, palestras de literacia em saúde educam comunidades vulneráveis, ajudando-as a tomar decisões informadas sobre sua saúde. A maior ação de despiste de fatores de risco para doenças cardiovasculares feita por estudantes de medicina em Portugal.
O objetivo desta iniciativa do projeto da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na qual está integrada a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, é promover da literacia em saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e adoção de um estilo de vida saudável, na evolução das doenças não transmissíveis.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos


Nenhum comentário:

Postar um comentário