sexta-feira, 28 de março de 2025

Proprietários têm um mês para realizar limpeza de terrenos rurais; Aveirense Lopes de Sousa apresenta a exposição “Meio Século na Arte”; EscutAMA regressa ao Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto de 4 a 6 de abril

 I – Proprietários têm um mês para realizar limpeza de terrenos rurais
Data limite é até 30 de abril

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que, no âmbito do Sistema de Gestão Integrado dos Fogos Rurais (SGIFR), os terrenos rurais junto aos edifícios e aos aglomerados populacionais devem ser limpos até dia 30 de abril de 2025.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edifícios que estejam a ser utilizados para habitação ou atividades económicas são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa de largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, caso abranja territórios florestais e uma faixa de largura não inferior a 10 metros, caso se tratem de territórios agrícolas.
Nesta obrigatoriedade de limpeza estão também incluídos os terrenos inseridos nas faixas exteriores, de largura 100 metros, de proteção aos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, e definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Podem ser obtidas mais informações em https://www.cm-aveiro.pt/servicos/gabinete-tecnico-florestal/gestao-de-combustiveis-florestais ou junto do Gabinete Técnico Florestal da CMA.

II – Aveirense Lopes de Sousa apresenta a exposição “Meio Século na Arte”
Inaugura, no próximo dia 5 de abril, sábado, pelas 15h30, na Galeria do edifício da Antiga Capitania, a exposição Meio Século na Arte do artista Lopes de Sousa.
Nesta mostra podem ser revisitadas obras do artista, desde o início dos anos 70 até à sua produção na atualidade. Esta exposição convida-nos a visitar os lugares onde pousou o seu olhar, reúne dezenas de obras do artista, cuja trajetória nos deixa mergulhar nas suas emoções.
A mostra estará patente até ao dia 25 de maio, podendo ser visitada de forma livre e gratuita, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 18h00.
Natural de Aveiro, Lopes de Sousa frequentou a Academia de Belas Artes de São Paulo, a Escola de Artes Álvaro Torrão em Lisboa e a Cooperativa “Árvore” no Porto, durante os anos 70, nas áreas de pintura e escultura. Dedica-se às artes desde 1975 e comemora, este ano, 50 anos de pintura, tendo realizado já cerca de 350 exposições.

III – EscutAMA regressa ao Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto de 4 a 6 de abril
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e os Escoteiros do Município de Aveiro, promove a 5.ª edição do EscutAMA – Escuteiros Acampam no Município de Aveiro, que decorrerá nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2025, no Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto.
Esta edição estava prevista acontecer entre os dias 11 a 13 de outubro de 2024, mas foi adiada devido às más condições climatéricas, tendo ficado agendada para o próximo fim-de-semana.
Com o lema “Somos SAL És Caminho”, o evento contará com a participação de 520 Escuteiros e Escoteiros do Município de Aveiro, numa ação conjunta de relevante importância, pelo envolvimento de todos e pelo seu objetivo, com o principal enfoque na formação cívica das nossas crianças e jovens, na consciencialização de toda a comunidade para a adoção de comportamentos de proteção dos ecossistemas e do ambiente, tomando como exemplo as atividades a desenvolver no âmbito desta ação.
O programa de atividades deste ano inclui, no dia 4 de abril, a pernoita de um grupo de Caminheiros, nas imediações do Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro (CMIA). No sábado, dia 5 de abril, está prevista a participação dos escuteiros e escoteiros num conjunto de atividades, desde a prática de canoagem a atividades de calistenia, percursos de orientação ou provas de obstáculos, entre outras, promovidas pelo Regimento de Infantaria n.º 10 de São Jacinto, seguindo-se, no final do dia, pelas 19h30, a Abertura de Campo com o Hastear da Bandeira e o tradicional convívio cultural e jantar, onde atuará também o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cacia.
No domingo, dia 6 de abril, pelas 9h30, será realizada a Eucaristia no Centro Nacional de Formação Ambiental, aberta à comunidade.
A realização desta atividade conta com o apoio da CMA, através da atribuição financeira ao Corpo Nacional de Escutas no valor de 18.200,00€, aprovado em Reunião de Câmara.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário