Na sequência da notícia divulgada esta noite, 16 de maio, pela CNN Portugal, com o título “Proteção Civil sem qualquer helicóptero disponível este fim de semana. O seguro das aeronaves caducou”, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) considera essencial esclarecer o seguinte:
Contrariamente ao que foi avançado, o dispositivo aéreo da ANEPC conta, neste momento, com 29 aeronaves em atividade, de um total de 32 aeronaves. Apenas três aeronaves estão temporariamente inoperacionais, por motivos documentais devidamente identificados e em processo de resolução.
Das aeronaves operacionais, estão disponíveis:15 helicópteros ligeiros,
- 10 aviões anfíbios médios,
- 2 helicópteros de coordenação aérea,
- 2 aviões de avaliação e reconhecimento.
Deste modo, a afirmação de que a Proteção Civil se encontra sem qualquer helicóptero disponível não corresponde à verdade e poderá induzir a opinião pública em erro quanto à capacidade de resposta do sistema.
A ANEPC salienta que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está a funcionar de acordo com o previsto para esta fase do ano, garantindo os meios necessários à prevenção e combate a incêndios, bem como à segurança das populações.
Carnaxide, 16 de maio de 2025
*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Nenhum comentário:
Postar um comentário