A Escola Básica do Pré-escolar e 1º Ciclo do Tojal reabriu hoje e prepara-se para receber uma turma de jardim-de-infância e uma turma do 1º ano.
A sessão de abertura contou com a presença de Cristina de Oliveira, delegada regional da Direção de Serviços da Região Centro, de Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, de Manuel Barroso, presidente da Junta de Freguesia de Porto de Mós e de Pedro Vala, diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, para além da participação dos alunos, pais, professores e funcionários da escola.
O espaço recebeu obras de requalificação, num investimento de cerca de 95 000€, que incluiu arranjos interiores, nomeadamente, substituição do pavimento, reparação de janelas e portas, remodelação das casas-de-banho, reparação da cozinha e aquisição de novos eletrodomésticos, execução de novas redes de eletricidade, alarmes e informática, renovação da rede de águas e esgotos, execução de pinturas e aquisição de mobiliário para as salas e espaços de apoio.
No exterior, foi feita a execução do telheiro, a reparação da cobertura e a requalificação do parque infantil, incluindo os arranjos exteriores e pinturas.
A reabertura da escola, que se encontrava encerrada desde 2017, ano em que abriu o novo Centro Escolar de Porto de Mós, foi ocasionada pelo aumento do número de alunos inscritos no concelho e pelo facto das escolas da zona envolvente estarem já na sua capacidade máxima.
Promotor de políticas de incentivo à natalidade e à fixação de jovens famílias no concelho, o município olha para a reabertura da Escola Tojal como um sinal claro de concretização dessas ações estratégicas.
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário