sábado, 5 de dezembro de 2015

Dadores de sangue de Aveiro indignados com o Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra


Como é do conhecimento público, a ADASCA tem vindo a divulgar uma Campanha para Inscrição de Novos Potencias Dadores de Medula, tendo no seu horizonte a situação clínica da Dra. Liliana Oliveira Mariano (Médica), como ainda as datas e horários das sessões e o local onde vão decorrer.

Atempadamente, o Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra foi informado que a adesão de pessoas poderia aumentar de forma expressiva, e assim fosse reforçada a brigada com mais Kits e recursos humanos conforme o e-mail enviado e que se torna público:

“A ADASCA vem informar que durante o mês de Dezembro vai decorrer uma Campanha para registo de novos dadores de medula óssea tendo como alvo a Dra. Liliana, cujo cartaz segue em anexo.

Tendo em consideração os contactos que têm surgido, é provável que a adesão de pessoas seja superior às provisões ditas normais, porque a Campanha conta com o apoio do Hospital de Aveiro, onde trabalha o seu marido, aliás, da imprensa a quem pedimos a melhor colaboração.

Na nossa opinião faz sentido que a brigada seja reforçada com mais um/dois enfermeiro(s), para o atendimento das pessoas que se inscreverem para dadores de medula.

Esperamos que os enfermeiros, aliás, todos os elementos que compõem a equipa sejam o mais colaborantes possível, de forma a evitar reclamações da parte quem nos visita durante este mês.

Cordialmente, sou
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
December 4, 2015 5:48am”.

Lamentavelmente, a associação não foi informada da impossibilidade de serem enviados mais técnicos, sendo a previsão do CST de Coimbra apenas para uma adesão de 30 pessoas.

O descontentamento da parte dos potenciais dadores foi notório, apontando a demora de atendimento à organização, neste caso à ADASCA quando na verdade fez o que lhe competia fazer.


Foram atendidos apenas 43 pessoas, destas resultaram 35 dádivas aprovadas, 8 suspensões, e 32 novas inscrições para medula óssea, quando na verdade compareceram mais de 60. Fica-se com a percepção que, o interesse do CST de Coimbra está mais nas dádivas recolhidas e não tanto nas inscrições de medula, porque estas não lucro, não rendem… expressões ouvidas no local por alguns dadores, tendo um deles lavrado o seu protesto no Livro de Reclamações do IPST.

Algo não vai bem da parte dos serviços do CST de Coimbra, a comunicação interna não funciona, e por sua vez quem pretende ser solidário tem de suportar com o desleixo de quem devia ser responsável.

A ADASCA comprovou que alertou no seu devido tempo para esta eventualidade, não foi ouvida, o que nos deixa indignados.


Às pessoas que esperaram e desesperaram pelo tempo de espera, foram apresentadas desculpas, atitude que podia ter sido evitada. Garantidamente que este não é um bom serviço, mancha a imagem de uma entidade que devia estar acima de qualquer suspeita.

O apelo à dádiva já está na rua através de alguns órgãos de imprensa, o que se podia evitar se houvesse coordenação entre o IPST e as associações, aqui refiro-me em concreto ao centro de Coimbra. O que vale é desenrascarem-se, nem que o dador não volte mais. Ouvir que, na ADASCA é igual o que se passa nas outras associações, não é justo porque aqui procura-se fazer diferente. Reflexo dos vícios administrativos adquiridos.

Postado por J. Carlos

Adenda: 
O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.
NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro
http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/2014/11/localizacao-do-mercado-municipal-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário