terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PORQUE É QUE AS DÁDIVAS PODEM SER REJEITADAS?


Para que a dádiva seja mais segura, para o dador e para o doente que vai receber, é necessário preencher um conjunto de condições requeridas.

O dador deve ter idade compreendida entre 18 e 65 anos (60 anos se for a primeira dádiva), mais de 50 quilos e sentir-se bem de saúde e em condições de dar sangue. a dádiva pode ser repetida varias vezes por ano, os homens podem fazê-lo de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses.

Se nasceu, residiu ou visitou determinados países poderá não ser aceite para dar sangue.

Os contactos sexuais e os comportamentos de risco são tidos em conta antes da doação de sangue, pois agentes infecciosos como VIH/ SIDA ou as Hepatites B e C são transmitidos através da transfusão de sangue. Assim, são rejeitados para a dádiva de sangue aqueles que tem novo parceiro sexual desde à seis meses ou tem contacto sexual com múltiplos parceiros.

Não deve ser dador quem tem comportamentos de vida que o coloque em risco acrescido de contrair doenças infecciosas graves; quem consome ou consumiu drogas injectáveis e quem for receptor crónico de produtos sanguíneos.

As pessoas que nos últimos seis meses tenham feito endoscopias, tatuagens ou “piercings” não são, nesse período, aceites como dadores.

Antes da doação, é retirada uma pequena amostra de sangue para se certificarem que o valor da Hemoglobina é compatível com a dádiva e é feita uma avaliação à tenção arterial e frequência cardíaca. As pessoas não devem dar sangue em jejum.


Para além destes, há um conjunto de critérios mais específicos que diferem de pessoa para pessoa e são por isso avaliados na triagem.

Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário