quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NOVO GOVERNO FEZ 154 NOMEAÇÕES EM 41 DIAS, PCP RELEMBRA 100 DO ANTERIOR NUM SÓ


 
O PSD acusa o Governo de não publicar online as 154 nomeações que fez em apenas 41 dias. O executivo contrapõe que isso será feito ainda este mês e que não está esquecido.
A acusação veio por parte do deputado Hugo Soares, referindo que o executivo já fez 154 nomeações em 41 dias, sem atualizar a informação no portal online do governo.
“Observamos de imediato uma legião de adeptos partidários ávidos de colocação, provenientes, quiçá, dos diferentes quadrantes da frente de esquerda. Até hoje, este Governo já fez para os seus ministérios 154 nomeações, 154 nomeações em 41 dias“, acusou o vice-presidente da bancada do PSD, citado pela agência Lusa.
“Ou o Governo não conhece a lei, o que é revelador de uma atroz negligência, ou incumpre propositadamente e o grupo parlamentar do PSD exige saber porquê. Fica a conclusão: este é um Governo sem pudor a nomear. Mas com vergonha em divulgar”, acrescentou.
O deputado não ficou sem resposta, tendo o vice-presidente da bancada do PS, João Galamba, aconselhado para que não se armasse “em virgem”.
O vice dos socialistas acusou o anterior Governo, liderado por uma coligação entre PSD e CDS, de ter partidarizado a administração pública, especialmente na Segurança Social, na qual as nomeações ocorriam a partir da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).
Quem apoiou também esta acusação foram os partidos de esquerda. O líder parlamentar do BE,Pedro Filipe Soares, considera que do anterior Governo só “houve fanatismo ideológico, ‘jobs for the boys’” e “a aldrabice da CRESAP”.
Já o deputado do PCP António Filipe remata que o PSD falar de nomeações é como “falar de corda em casa de enforcado“, relembrando a “contratação milionária” de Sérgio Monteiro para vender o Novo Banco, a nomeação do chefe de gabinete do ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, para o instituto de gestão financeira e as cem nomeações no dia em que Costa foi chamado a formar Governo.
“Por este ritmo, não estariam a criticar 154 nomeações, mas 4 mil”, afirmou com ironia o comunista.
Em nota enviada ao Diário de Notícias, o gabinete da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, garante que as devidas publicações serão feitas ainda este mês e que o Governo não está esquecido das suas obrigações.
“É intenção do governo cumprir a lei, que não define um prazo legal para a introdução dos dados”, antecipando ainda que o Governo quer revelar ainda mais dados do que antes.
“O governo decidiu ainda que além de nome, função e data da nomeação, o portal vai disponibilizar ovencimento bruto e o vencimento líquido dos nomeados. (…) Será também publicado o link para o despacho de nomeação”, anuncia.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário