quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMO CURAR UMA TENDINITE


Sofre de tendinite? Quer saber como aliviar as suas dores e como curar essa tendinite?
Quer conhecer chás que ajudam a aliviar a dor da tendinite? Saiba aqui a nossa explicação de como curar a Tendinite. Por vezes sentimos dores fortes no ombro, pulso ou cotovelo… Devido a um mau jeito, movimentos repetidos, ou até mesmo devido ao envelhecimento. A causa dessa dor, poderá estar numa tendinite…

O que é uma tendinite?
Existe uma estrutura que liga os nossos músculos aos ossos. Essa estrutura chama-se de tendão. A tendinite é então, uma inflamação do tendão, que provoca dores e dificuldade em movimentar a área afectada pela inflamação do tendão.

Causas da tendinite
A tendinite pode aparecer devido a uma lesão no tendão, devido ao excesso uso do tendão, como movimentos repetidos ao longo de vários anos. É uma situação que acontece em muitas pessoas que trabalham sempre efectuando os mesmos movimentos por repetidos anos, acabando por desenvolver uma tendinite. A tendinite também pode ser devido ao envelhecimento da pessoa e logicamente do próprio tendão, que vai perdendo elasticidade com o tempo. Doentes que sofram de artrite reumatóide ou de diabetes têm um risco mais elevado de desenvolvimento de tendinite.
A tendinite acontece em qualquer tendão do corpo, porém, os mais frequentes são os tendões no cotovelo, no joelho, no calcanhar, no pulso e no ombro.

Sintomas da tendinite
O principal sintoma da tendinite é uma dor forte na área afectada, mas existem outros sintomas também associados à tendinite como:
A pele que reveste o tendão inflamado fica quente e vermelha;
Sensibilidade no tendão;
Dor mais intensa à noite;
Dificuldade de movimentar o tendão inflamado;
Dor aumentada com os movimentos.

Como tratar a tendinite?
O tratamento da tendinite passa por diminuição da dor e da inflamação, junto com sessões de fisioterapia para tratar o problema.

1 – Evitar movimentos
O mais importante será evitar ao máximo movimentar a região afectada pela inflamação, ou seja, se sofrer de tendinite no joelho deverá evitar ficar de pé, andar de carro, correr, levantar e abaixar várias vezes repetidas, etc…
Se a tendinite for no ombro, deverá evitar rodar o braço, levantar o braço, movimentar o ombro, e exercícios que exijam o movimento do ombro.
Se for uma tendinite no calcanhar, deve evitar caminhar por longos períodos de tempo, movimentar o pé, evitar movimentos bruscos com o pé, e outros movimentos e exercícios que obrigam a movimentar o calcanhar.
Se for uma tendinite no pulso, deverá evitar os movimentos por completo da mão do pulso afectado.
Caso a tendinite seja no cotovelo, deverá evitar dobrar o braço repetidas vezes, mantendo-o numa posição esticada, ou encolhida, como lhe for mais favorável e causar menos dores, sendo que a mais provável de causar menos dores, será numa posição de braço esticado.

2 – Gelo
Deve aplicar gelo, durante 15 minutos, 2 vezes por dia, sobre a área do tendão inflamado.

3 – Anti-inflamatório, pomada e analgésico
Deverá considerar o uso de um anti-inflamatório para aliviar a inflamação e a dor do tendão. Se a dor voltar poucas horas após tomar o anti-inflamatório e ainda não poder tomar mais um, pode tomar um analgésico, como o paracetamol, 4 horas após o anti-inflamatório. Deve também aplicar uma pomada, com propriedades anti-inflamatórias se possível, por cima da região afectada pela tendinite.

4 – Fisioterapia
A fisioterapia é muito importante para curar uma tendinite! Este tratamento irá ajudar a combater a inflamação e a dor causada pela inflamação.
Aproximadamente após 20 sessões de fisioterapia, os resultados são positivosIsto se o paciente tiver cuidado e não movimentar o tendão inflamado e colocar o gelo todos os dias.

5 – Chá caseiro para a tendinite
gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, pelo que um chá de gengibre, irá ajudar a diminuir a inflamação, o inchaço e a dor provocada pela tendinite.
alecrim é utilizado para o alívio de dores provocadas pela artrite reumatóide, mas também tem eficácia comprovada no alívio da dor da tendinite, pois também tem propriedades anti-inflamatórias à semelhança do gengibre.
Em casos mais graves, a tendinite pode levar à deposição de cálcio no tendão, podendo provocar uma rotura no tendão. Caso isto aconteça, será necessário uma cirurgia para resolução do problema.

Como prevenir uma tendinite
. Pratique aquecimento e alongamentos, antes e após actividade física;

. Evite movimentos repetidos dos mesmos tendões por longos períodos de tempo, durante vários dias;

Nenhum comentário:

Postar um comentário