quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Futebol e segurança privada. As ligações perigosas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
OPERAÇÃO FÉNIX 
Pinto da Costa e o seu braço-direito Antero Henrique não foram os únicos. Godinho Lopes, Hulk, Frechaut e empresários com dívidas de transferências também usaram seguranças privados ilegais.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
EDUCAÇÃO 
O Conselho Nacional de Educação sugere que voltem as provas de aferição no final de 1.º ciclo e aconselha mais uma prova no final do 9.º ano.
AMADORA-SINTRA 
O Ministério Público pediu a condenação de Ana Jorge e outros ex-responsáveis da saúde de Lisboa por terem pago, indevidamente, cerca de 21 milhões de euros à sociedade que geria o Amadora-Sintra.
TRANSPORTES DE LISBOA 
Nova política, nova gestão para a Transportes de Lisboa. Tiago Farias substitui Rui Loureiro que compreende opção com nova estratégia. Governo anulou concessões mas não espera pagar indemnizações.
NOVO BANCO 
A agência de notação financeira DBRS cortou vários 'ratings' do Novo Banco, justificando a decisão com o aumento do risco reputacional da entidade, depois de o Banco de Portugal ter transferido dívida sénior do banco para o BES.
IRS 
O despacho com as novas tabelas foi aprovado pelo Governo. Descontos diminuem com a redução da sobretaxa para vencimentos de 8 mil euros mensais, ou 12 mil para casais que apresentem IRS em conjunto.
DÍVIDA PÚBLICA 
As necessidades líquidas de financiamento de Portugal este ano deverão situar-se em sete mil milhões de euros. IGCP espera captar 1700 milhões das famílias para a dívida pública.
ABUSO SEXUAL 
As recomendações - que já estão a gerar polémica - da presidente da Câmara de Colónia é que as mulheres mantenham os desconhecidos "à distância de um braço" e que não andem a abraçar toda a gente.
PARIS 
Um homem foi abatido a tiro por agentes da polícia de manhã em frente de uma esquadra do 18.º bairro de Paris, no norte da cidade, quando tentava entrar no edifício.
CONFLITO 
O conflito entre as duas potências regionais e líderes espirituais dos dois maiores blocos do Islão, xiitas e sunitas, continua a escalar. Coligação liderada pela Arábia Saudita está a investigar.
Opinião

Paulo Tunhas
Apesar de tudo, é bom saber que se pode falar, mesmo que indirectamente, da sociedade sem produzir automaticamente delírios que dão vontade de nos tornarmos eremitas.

José Miguel Pinto dos Santos
Dada a validade dos argumentos a favor da prestação estatal em espécie, isto é, em aulas de filosofia em vez de em dinheiro, todas as crianças têm o direito de ir à escola, mesmo que não queira

Luís Aguiar-Conraria
Querer que sejam os outros a pagar as políticas redistributivas não é ser de esquerda, é ser populista. E defender políticas que prejudicam parte das pessoas que se diz querer beneficiar é ser cínico.

Rui Ramos
O que devemos reter do ano que passou para perceber o ano que começa? O fracasso de Obama, a queda dos BRIC, o populismo no Ocidente, a esquerda que não governa, a persistência de Passos, e Marcelo.

Maria João Marques
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário