terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

DETECTADOS RESÍDUOS TÓXICOS EM TAMPÕES E PENSOS HIGIÉNICOS


 
Uma análise feita às marcas de tampões e de pensos higiénicos vendidos um pouco por toda a Europa detectou a presença de dioxinas, de pesticidas e de um herbicida cancerígeno.
Esta pesquisa do Instituto Nacional do Consumo (INC) francês é publicada na edição de Março da revista 60 Millions de Consommateurs, mas os resultados já foram antecipados por vários órgãos de comunicação.
O INC analisou 11 marcas de produtos de higiene íntima feminina e detectou resíduos “potencialmente tóxicos” em cinco delas, incluindo naquelas que são as mais vendidas em França – aO.B. e a Tampax - e que também são comercializadas em Portugal.
Foram encontrados “vestígios de dioxinas em dois tampões periódicos de grandes marcas em três testados”, sublinha o jornal francês Le Monde, notando ainda a presença de “resíduos de glifosato“, um herbicida que é considerado cancerígeno quando usado com recorrência.
O diário frisa o facto de o estudo evidenciar que estes resíduos tóxicos foram também “encontrados em pensos higiénicos de uma marca que se reivindica bio”.
Embora os níveis revelados sejam “fracos”, conforme se nota no estudo, o INC apela aos poderes públicos para imporem controles mais rigorosos, de modo a que nenhum vestígio tóxico seja encontrado nestes produtos de higiene íntima feminina.
Há poucos dados sobre como se processa a absorção de forma sistemática destas substâncias por parte da vagina, segundo evidenciam os autores da pesquisa.
Depois de há dias se ter noticiado também, que os produtos cosméticos para bebés têm ingredientes de alto risco, a União Federal dos Consumidores (UFC) franceses publicou uma base de dados com os resultados das análises a 185 marcas de cosméticos, muitas das quais vendidas em Portugal, que revelaram os “ingredientes indesejáveis” nas suas composições.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário