terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ESPIÕES DA NSA OUVIRAM CONVERSAS DE NETANYAHU, BERLUSCONI E ATÉ BAN KI-MOON


 
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon
O portal WikiLeaks publicou esta segunda-feira novos documentos que revelam espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) a líderes mundiais, incluindo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
No site, a organização fundada por Julian Assange revelou que a NSA fez escutas secretas num encontro entre Ban Ki-moon e a chanceler alemã, Angela Merkel, que já tinha sido seguida pelos serviços de inteligência dos EUA em outras ocasiões.
A WikiLeaks também informou que uma conversa entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi alvo de espionagem norte-americana, bem como um encontro entre altos responsáveis na área de comércio da União Europeia e do Japão, além de uma reunião privada entre Berlusconi, Merkel e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.
Segundo os documentos obtidos pela WikiLeaks, Merkel e Ban Ki-moon conversaram sobre como lutar contra as alterações climáticas. Netanyahu pediu a Berlusconi ajuda para lidar com a administração dos EUA, comandada pelo presidente Barack Obama. Sarkozy alertou o ex-primeiro-ministro italiano sobre os perigos do sistema bancário do seu país.
“Será interessante ver a reação da ONU porque se o secretário-geral pode ser alvo de espionagem dos EUA sem qualquer consequência, então qualquer um, desde um líder mundial a um varredor, está em risco“, disse Julian Assange.
Em 2014, a revista Der Spiegel divulgou que a NSA fez “mais de 300 relatórios sobre Angela Merkel“, citando informações do antigo consultor norte-americano Edward Snowden.
O nome da chanceler aparecia entre os 122 chefes de Estado e de Governo sobre os quais a NSA recolhia informações em maio de 2009, entre os quais figuram também os nomes dos presidentes do Peru, da Somália e mesmo da Bielorrússia.
No ano passado, a WikiLeaks tinha também denunciado que a NSA escutou dois ministros da Economia franceses sucessivos e praticou espionagem económica massiva em França, além de ter escutado os últimos três Presidentes franceses, François Hollande, Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac.
http://zap.aeiou.pt/espioes-da-nsa-ouviram-conversas-de-netanyahu-berlusconi-e-ate-ban-ki-moon-102317


Nenhum comentário:

Postar um comentário