sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Resort de Celorico de Basto custa 18 milhões de euros

O complexo turístico a construir em Celorico de Basto, que inclui um hotel de cinco estrelas, rodeado de vinhedo, junto ao Tâmega, terá um investimento de 18 milhões de euros, disse à Lusa fonte do projeto.

Lusa
O investimento, designado 'Agra Wine Eco Resort', será o maior de sempre no concelho e estará a cargo de um consórcio formado por três empresas, denominado "Tanus".

O projeto é liderado pelo empresário brasileiro Gonçalo Meireles, que tem raízes familiares em Celorico de Basto e que dentro de alguns meses inaugurará uma unidade hoteleira de quatro estrelas naquele concelho.
Sobre o novo complexo que incluirá o hotel de cinco estrelas e 130.000 metros quadrados de vinha, o empresário previu que a obra possa avançar no final deste ano ou no princípio do próximo, dependendo do ritmo de elaboração dos projetos. O consórcio está também a trabalhar na preparação de algumas candidaturas aos fundos comunitários.
A propósito, recordou que a preparação e planificação foram iniciadas há ano e meio, envolvendo o Município, e preparando todos os pormenores de um projeto de considerou "muito ambicioso", para ser construído, por fases, ao longo de 10 anos.
As fases de arranque, disse, incluirão o hotel, a vinha, um restaurante e piscina.
Nas fases posteriores, avançarão outros tipos de alojamento que potenciarão a ligação com a vinha, numa lógica de enoturismo "cada vez mais procurada" internacionalmente. Quando concluído, o "resort" terá capacidade para 158 quartos.
O empresário sublinhou a elevada qualidade que se pretende transmitir ao empreendimento, nomeadamente ao nível da restauração, e o cuidado que tem havido, em termos arquitetónicos, para integrar os futuros edifícios na paisagem envolvente, voltada para o Tâmega, prevalecendo materiais nobres como o granito, o xisto e a madeira.
O empresário estima, por outro lado, que sejam criados 60 postos de trabalho diretos, no arranque, e 80, no final.
À câmara local, através da Empresa Municipal Qualidade de Basto, coube a disponibilização do terreno de 30 hectares da Quinta da Agra, pelo qual cobrou 150.000. O município também se comprometeu a facilitar todo o procedimento burocrático, nomeadamente ao nível da isenção ou diminuição de taxas e licenças municipais e execução de acessos.
Em declarações à Lusa, Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, destacou a importância estratégica do investimento, por permitir dinamizar a economia local, para além da criação de dezenas de postos de trabalho diretos.
O autarca frisou ainda que o "Agra Wine Eco Resort" vai consolidar a aposta que o concelho tem feito para transformar Celorico de Basto num destino turístico "com escala e consolidado".
Anotou também que o consórcio envolvido no projeto, por ter "gente credível", dá todas as garantias para que venha a ser um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário