sábado, 26 de março de 2016

De hoje para amanhã vai dormir menos uma hora. Sabe porquê?

Ao início da madrugada (01h00) de domingo, os ponteiros do relógio andam uma hora para a frente.

© Pixabay
De hoje para amanhã, irá provavelmente perder uma hora de sono. Isto porque, na madrugada de domingo, os ponteiros do relógio vão adiantar-se uma hora. Em Portugal continental e na Madeira, o ajuste deve ser feito à uma da manhã, enquanto que nos Açores esse acerto ocorre à meia noite.
Entra assim em vigor o tempo de verão: o dia nasce mais cedo e a noite chega mais tarde. Os relógios só voltam a ser alterados no último domingo de outubro, dia 30.
Com a hora de Verão, o continente e a Madeira ficam com mais 60 minutos face ao Tempo Universal Coordenado.
Sabe o porquê do ajuste na hora?
O Notícias ao Minuto falou com Pedro Tiago, professor de física, que explicou queeste acerto foi inicialmente pensado na era de Benjamin Franklin, em 1784, altura em que “recebeu uma proposta para reduzir nos gastos com a energia e melhorar a vida dos trabalhadores, permitindo-lhes que quando chegassem a casa ainda fosse de dia”.
A ideia só foi, no entanto, implementada em 1916 para poupar recursos durante a Primeira Guerra Mundial.
Ainda assim, só nos anos 90 é que a União Europeia implementou a resolução para que passasse a haver um horário de Verão e Inverno, também para reduzir os custos da energia consumida.
Há ainda a curiosidade de este ano ser bissexto, que faz com que a mudança da hora ocorra uma semana depois do previsto (aquando da chegada da Primavera, a 20 de março). A razão, essa, é desta vez matemática, para que haja um "acerto dos dias do ano".
“Um ano não tem apenas 365 dias, tem 365 dias e seis horas. Quer dizer que ao fim de quatro anos [6x4=24], perfaz mais um dia. Se não houvesse este acerto. Isso quer dizer que ao fim de dois mil anos, nós não estaríamos na Primavera mas sim na estação oposta”, explicou Pedro Tiago.
Fonte: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário