sábado, 26 de março de 2016

Comunicado à Imprensa Nacional: Dia 27 de Março (Domingo de Páscoa) devia comemorar-se o Dia Nacional do Dador de Sangue com a Reposição da Isenção das Taxas Moderadoras nos Hospitais Públicos

À imprensa nacional
C/C aos Órgãos Sociais da ADASCA

Dia 27 de Março (Domingo de Páscoa) devia comemorar-se o Dia Nacional do Dador de Sangue, já com a reposição da Isenção das Taxas Moderadoras para os dadores de sangue nos Hospitais Públicos, sim, os tais que mais necessitam dos dadores e, não tanto os privados, porque a esses vai quem pode ou quem quer.

Invade-nos uma certa decepção sobre este assunto, e temos alguma dificuldade em compreender o silêncio da parte do senhor ministro da saúde sobre este magno assunto, se tivermos em consideração as suas declarações proferidas durante uma visita que efectuou ao CH de Coimbra no passado recente.

Pensámos nós que o facto de esta comemoração coincidir com o dia de Páscoa, não invalidaria que emite-se um comunicado dando conta do ponto da situação em que se encontra a dita reposição.

A ADASCA quer manter a semente da esperança que tem vindo a alimentar sobre o cumprimento de tal assunto, passando à história o iníquo Decreto-Lei nº. 113/2011, de 29 de Novembro, reflexo de pura desconsideração para com os dadores, como ainda o seu autor que não nos deixou saudades algumas.

Sabemos que Roma e Pavia não se fizeram num dia, diz o povo… para tudo é necessário tempo. Aguardamos com uma expectativa o que vem aí. As queixas dos dadores visando os ditos Centros de Saúde pelo não cumprimento da isenção são uma constante. Afinal, com põem ordem nestes serviços? Porque a lei não é respeitada? Os dadores não são culpados por não existir meios de informáticos para proceder à leitura do Cartão Nacional do Dador de Sangue.

Será que os Centros de Saúde não têm conhecimento das Circulares Informativas emitidas pela Administração Central do Sistema de Saúde, nomeadamente a nº. 10/2025/DPS/ACSS datada do dia 18-02-2015?

Por sua vez, quando os funcionários do IPST são confrontados com estas queixas, encolhem os ombros, limitando-se a dizer que nada podem fazer, porque os referidos centros de saúde é que  atribuem a dita isenção. ERRADO.

Votos de uma Páscoa Feliz para todos.

Joaquim Carlos 
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário