domingo, 20 de março de 2016

Informação - Dar voz aos Dadores de Sangue


Caros Amigos Dadores, 

Tem sido esta instituição abordada por várias pessoas, com pedidos de informação sobre a situação das Taxas Moderadoras.
De fonte oficial temos conhecimento que essa rubrica está inserida no Orçamento de Estado para 2016, recentemente aprovado na Assembleia da República, pelo que ainda falta a sua promulgação pelo Presidente da República, e posterior diretiva do Ministério da Saúde.
Assim aconselhamos os amigos a terem um pouco mais de paciência, pois o essencial foi ultrapassado, o Senhor Ministro da Saúde cumpriu a palavra dada e portanto vamos aguardar.
Recomendamos que para ter direito á isenção terão de realizar duas doações nos 365 dias ( atenção que não é em um ano ), pois isso tem levado a alguma confusão em que alguns pensam que devem ser duas doações no ano civil, o que está errado, correto é fazer duas doações num espaço de tempo de 365 dias ( exemplo, um dador doou em fevereiro, portanto até Fevereiro do ano seguinte terá de fazer no mínimo mais uma doação, perfazendo o total de duas dádivas nos 365 dias ).
Aconselhamos assim os dadores a solicitarem junto dos Serviços de Sangue do Hospital ou na Brigada Móvel, a respectiva declaração comprovativa das duas doações, para na hora própria justificarem a sua isenção junto do vosso Centro de Saúde e afins.
Assim Amigos não vamos acreditar em boatos que já circulam por aí, pois á regras a cumprir, e só depois então estarão criadas as condições para que a isenção seja reposta.
Esta instituição esteve na primeira linha da luta pela reposição das Taxas Moderadoras junto do anterior ministro, esse que criou uma guerra com os dadores.

Hoje podemos afirmar que o atual Senhor Ministro da Saúde, acabou por terminar essa guerra, que só prejudicou a dádiva de sangue.


José Sousa Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário