terça-feira, 10 de maio de 2016

Quantos anos tem de descontos? Longas carreiras serão compensadas

Segunda-feira celebrou-se o Dia da Segurança Social e o ministro Vieira da Silva apresentou algumas medidas que estão a ser estudadas.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social avançou algumas novidades em matéria de reformas, apresentando-as segunda-feira, no Dia da Segurança Social. Entre elas está um regime mais favorável para trabalhadores com carreiras contributivas muito longas.

Num comunicado oficial que sintetiza os desafios da Segurança Social em Portugal ao longo dos anos, Vieira da Silva identificou como mais urgentes alguns pontos-chave, nomeadamente “a reavaliação da forma como a esperança de vida influencia a idade de reforma e o valor da mesma.”

Admitindo que o fator de sustentabilidade retirou a este aspeto alguma coerência – relembramos que este fator é calculado com base na esperança média de vida e que este ano aumentou -, o ministro garantiu “que é de inteira justiça que essa realidade seja de novo considerada de forma equilibrada e sustentável. Um compromisso que ainda este ano o Governo não deixará de cumprir.”


Vieira da Silva adiantou também que a “diversificação das fontes de financiamento”, "a integração das políticas sociais com as políticas laborais e de emprego”, “o combate à fraude e a evasão contributiva” e a avaliação “da fragilidade de algumas áreas da proteção social” são as outras questões que vão também merecer uma intervenção por parte da tutela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário