terça-feira, 10 de maio de 2016

360º -- Pedro Guerra, a vida do benfiquista que soma inimigos, e Dilma sem escapatória

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Um ataque em Berlim fez pelo menos um morto e vários feridos. O ataque aconteceu na estação de comboios de Grafing(S-Bahn) e o atacante usou arma branca e gritou "Allah Akbar" (Alá é grande) enquanto esfaqueava os passageiros. Já terá sido detido.

A LibertaGia, a empresa de Rui Salvador, considerado pelas autoridades o maior burlão da Península Ibérica, anunciou que vai voltar à atividade. Em 2015 uma investigação considerou-o responsável por um esquema em pirâmide que terá burlado mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

No balanço dos primeiros seis meses da atual maioria parlamentar, Catarina Martins, deixa um aviso. “Estamos aqui para a esticar a corda”, disse a coordenadora do Bloco de Esquerda nas jornadas parlamentares do partido. Mensagem clara: o Bloco quer mais e vai exigir mais do Governo socialista.
Pode ser "a" descoberta. Cientistas dos Estados Unidos encontraram uma substância que faz com que as células cancerígenas se autodestruam. Este composto químico tem a vantagem de não atacar as células saudáveis.


Informação relevante

A votação de impeachment de Dilma Rousseff, marcada para esta quarta-feira, esteve suspensa por umas horas, mas vai (talvez seja melhor dizer deve) mesmo acontecer. O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, quis anular a votação de 17 de abril onde se aprovou o processo de destituição. Durante a tarde, as dúvidas eram mais que certezas e o Brasil ganhou nova instabilidade e tensão. Dilma pediu cautela contra manhas e artimanhas. E ao fim da noite tudo voltou ao princípio: o Presidente do Senado, Renan Calheiros, mandou seguir o processo. Seria o Supremo a decidir não fosse Maranhão ter recuado e retirado a sua própria proposta. Agora está tudo marcado para amanhã às 13h00.

O Consórcio Internacional de Jornalistas divulgou ontem a base de dados dos Panama Papers que lhe tem servido para a investigação. Agora qualquer um pode consultar a lista com mais de 200 mil documentos e milhares de nomes de titulares de offshores  que usaram a empresa Mossak Fonseca. Mas atenção: a pesquisa não é fácil. Saiba como pesquisar, o que pode ou não encontrar e quão ilegal é aquilo que descobrir.

O Eurogrupo não decidiu ainda nada, mas a reunião sobre a Grécia correu "muito melhor que o esperado". Responsáveis de Bruxelas aplaudiram os novos planos orçamentais gregos e admitiram um acordo ao nível técnico nos próximos dias. É verdade que esses acordo inclui a aceitação obrigatória de um Plano B, mas até já se discutiram medidas de alívio da dívida.

Por cá, foi a vez do Conselho Económico e Social fazer os seus alertas sobre o Plano Nacional de Reformas. Depois dos avisos do Conselho de Finanças Públicas e da UTAO, os parceiros sociais dizem que o plano do Governo não apresenta uma análise “própria ao enquadramento socioeconómico, histórico e cultural do Estado português".
A guerra na educação sobre as mudanças nos contratos de associação está para durar. A ministra da Presidência fezuma declaração "urgente" para exigir a Passos Coelho que concretize as "insinuações graves" sobre os alegados "outros interesses" de Brandão Rodrigues no caso. Passos contra-ataca e hoje visita escolas e reúne com responsáveis.O DN conta que os colégios privados vão avançar com processos.

A decisão do título já tem hora marcada: cinco da tarde de domingo. Em simultâneo, o Benfica com o Nacional na Luz e o Sporting em Braga jogam a última jornada do campeonato com tudo em aberto, mas com vantagem para os encarnados: têm de ganhar para chegar ao tri, 37 anos depois.

Em Espanha, o Podemos vai coligado com o Esquerda Unida às eleições de 26 de junho.O anúncio foi feito ontem
e os dois líderes, Iglesias e Garzón, devem explicar hoje a aliança. O El Mundo apanhou-os a comemorar, com cervejas, num bar de Madrid e a foto já está a ter consequências. O El Español lembrapalavras menos simpáticas do passado entre ambos.

E em Angola, marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, comprou o maior diamante encontrado no país, o 27º maior do mundo. São 404 quilates, vão demorar seis meses a lapidar e valeram 20 milhões de euros.


Os nossos Especiais
Era o génio dos títulos mortíferos d’O Independente, jornalista temido e fiel assessor de Paulo Portas, primeiro no jornal e depois no CDS. Mais recentemente tornou-se diretor do canal do Benfica e comentador do clube na TVI, somando polémicas a cada semana.  Lança agora o livro "Alma Benfiquista". Procurem abrigo: vem aí mais Guerra. Pedro Guerra. A vida do benfiquista que colecciona inimigos pela Rita Garcia.

Assunção Cristas é menos polémica, mas não menos guerreira. A Margarida Peixoto foi perceber como se constrói uma líder, a nova líder do CDS. Cristas definiu quatro pontos de ataque, mudou de estilos (de vestir, de mandar e de organização) e assim chegou ao topo.
Protões, muões, átomos, aceleradores de partículas. Afinal, para que andam os cientistas do CERN a fazer 600 milhões de colisões por segundo? As respostas estão neste Explicador da Vera Novais.


Notícias surpreendentes

A 69ª edição do mítico Festival de Cannes abre no dia 11. Este é o guia do Eurico de Barros para seguir o mais importante e mais influente festival de cinema do mundo.
A feira ARCO saiu de Espanha pela primeira vez e instalou-se na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Há galeristas portugueses, mas também espanhóis, colombianos e americanos, numa montra única em Portugal. Vai ser assim a ARCOlisboa.
Era um dos videojogos mais aguardados do ano. Houve eventos e filas. A análise a "Uncharted 4 - O Fim de um Ladrão”, o último capítulo da saga com milhares de fãs, que ontem foi posto à venda.

Talvez não saiba, mas depois da queda do Império Romano a Idade Média trouxe uma 'alergia' aos banhos. Nem ricos nem pobres se lavavam. Consta mesmo que a rainha Isabel de Castela só tomou banho duas vezes na vida: no dia em que nasceu e no dia anterior ao casamento. Pffff!!!!

Para arejar, o melhor é mesmo ver as primeiras (e raras) imagens da Ponte 25 de Abril. A primeira travessia do Tejo comemora 50 anos a 6 de agosto e tem uma bela história para contar.


E se precisa de um doce para compensar o tempo cinzento que nunca mais nos deixa, ficam estas 5 receitas de sobremesas para fazer em 5 minutos e por menos de 5 euros.

Quanto à receita para se manter bem informado, já sabe, é só ir passando pelo Observador ao longo do dia.

Seja feliz e produtivo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário