terça-feira, 10 de maio de 2016

Forças Defesa timorenses ainda precisam dos veteranos - Mari Alkatiri

Díli, 10 mai (Lusa) - As forças de defesa de Timor-Leste ainda precisa dos veteranos da luta contra a ocupação indonésia e qualquer medida de alteração no comando deveria ter, necessariamente, ouvido os visados, disse hoje o secretário-geral da Fretilin.

"Não quero opinar sobre quem deve continuar ou não no comando, mas considero que as F-FDTL (Força de Defesa de Timor-Leste) ainda precisam dos históricos", afirmou à Lusa Mari Alkatiri, secretário-geral do segundo partido timorense, acrescentando que "para haver transição (geracional) deveria ter havido uma política e não de repente tomar esta medida".

Alkatiri referia-se à polémica transição no comando das F-FDTL que tem sido adiada desde outubro do ano passado, depois de o Presidente da República, Taur Matan Ruak, ter anunciado duas decisões diferentes, sem que nenhuma delas tenha sido aplicada.

Ambas as decisões se tornaram polémicas, a primeira porque o Governo alegou que ignorava as suas propostas e a segunda pelo descontentamento que provocou no comando das próprias F-FDTL e entre os veteranos timorenses.

A primeira decisão de Taur Matan Ruak, a 09 de fevereiro passado, foi de exonerar o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA), Lere Anan Timur, promovendo como seu sucessor o brigadeiro-general Filomeno da Paixão de Jesus, até então número dois daquela hierarquia.

A decisão acabou por não ser concretizada porque ia contra a proposta do Governo, que defendia a extensão do mandato de ambos, causando forte tensão entre a Presidência, o executivo e o Parlamento Nacional e levando mesmo a recursos do Governo para o Tribunal de Recurso, mas que foram rejeitados.

Em março passado, Taur Matan Ruak recebeu do Governo uma nova proposta, a de nomear o capitão-de-mar-e-guerra Donaciano Gomes (Pedro Klamar Fuik) como CEMGFA e o coronel Calisto dos Santos (Coliati) como vice-CEMGFA.

Uma decisão conjunta do Governo e da Presidência que marcava uma "transição geracional" completa nas F-FDTL, apesar de Taur Matan Ruak reiterar que preferia "uma transição mais gradual".

A decisão porém continua sem ser aceite em vários setores, nomeadamente entre os veteranos, e pelo próprio comando atual das F-FDTL.

Mari Alkatiri considera que, neste processo, "o Governo não teve alternativa", porque "teve que apresentar duas propostas".

"Mas quem toma a decisão última deveria ter consultado as pessoas visadas antes de tomar a decisão", afirmou.

O assunto deverá ser analisado na reunião de quarta-feira do Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) timorense.

ASP // ARA

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário