quinta-feira, 23 de junho de 2016

360º - Brexit. O futuro da Europa está nas mãos deles - venha conhecê-los. E, afinal, Ronaldo: quem é que manda aqui?


360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO Governo quer facilitar o pagamento de dívidas à Segurança Social. Segundo a TSF e o Negócios, hoje é aprovado em Conselho de Ministros um diploma que baixa o limite mínimo de dívida a partir do qual será possível pagar em 150 prestações, já numa fase de execução, e duplica o tempo para realizar pagamentos voluntários.

Mais um alerta do BCE e da Comissão Europeia. Hoje de manhã, num comunicado conjunto depois da quarta missão de avaliação, as duas instituições avisaram que o abrandamento económico e as políticas do Governo podem tornar mais difícil a redução do défice.

A DECO fez um estudo para descobrir quais são oshipermercados mais baratos. O Continente está em primeiro lugar em todo o país, excepto no Porto e em Setúbal, onde é ultrapassado pelo Jumbo.

Informação relevanteFica ou sai? Hoje, vamos saber. Os britânicos vão votar durante todo o dia, ao final da noite aparecem as primeiras sondagens e durante a madrugada começará a haver certezas sobre os resultados. Ao longo de todo este tempo, o Observador está com um liveblog aberto em permanência, com as novidades atualizadas ao minuto.
Nos últimos dias, o Edgar Caetano falou com dezenas de britânicos para saber como é que vão votar. O futuro da Europa está nas mãos deles - venha conhecê-los.
O Edgar Caetano e o David Almas também conversaram com quem manda nas empresas portuguesas com ligações ao Reino Unido e perguntaram-lhes se, afinal, somos mais prósperos juntos ou separados. A resposta está aqui.

Hoje de manhã, a Helena Garrido escreve um artigo de opinião no Observador sobre as três lições do Brexit/Bremain: "Os britânicos vão dizer se querem sair ou ficar num projecto que, todos sabemos, está no meio de uma ponte com alicerces a ceder."

Há um outro ato eleitoral importante na Europa: domingo, os espanhóis votam outra vez. O João de Almeida Dias está a percorrer o país para tentar perceber como é que se chegou a este longo (longuíssimo) impasse político. Mandou uma reportagem de Arcos de la Frontera, a terra dos sem-trabalho, onde o desemprego chega aos 45% - a taxa mais alta de Espanha.

O ministro das Finanças deu ontem uma conferência de imprensa durante a qual falou muito mas não disse quase nada. Chamou os jornalistas à pressa, pouco antes do jogo da seleção, para supostamente (o advérbio de modo aqui é importante) dar novidades sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Mas não explicou de quanto dinheiro precisa o banco exatamente (4 mil milhões? 5? Mais? Menos?), não revelou quantos postos de trabalho vão ser eliminados (2 mil? 3 mil?), não disse quantos balcões vão fechar (nem onde) e não esclareceu qual será a composição exata da futura administração. Ficamos, então, assim.

O Parlamento quer ouvir Miguel Relvas por causa do processo relativo ao banco Efisa. A audição foi aprovada ontem por iniciativa do PS (o PSD votou contra e o CDS absteve-se). Relvas pode recusar-se a comparecer - da primeira vez que a situação se colocou, respondeu por escrito.

Um jovem de 16 anos morreu ontem afogado junto ao Oceanário, em Lisboa. Outros três rapazes também se tinham atirado ao Tejo "por brincadeira", mas o único que não sabia nadar foi o que morreu.

Nos Estados Unidos, uma forma de protesto radical: vários congressistas democratas sentaram-se no chãodurante uma sessão para pressionarem a aprovação de legislação que aumenta o controlo sobre a venda de armas. A iniciativa pode ser repetida hoje.

Um homem que diz ter sido amante de Omar Mateen, que matou 49 pessoas numa discoteca gay em Orlando, disse numa entrevista televisiva que o ataque foi uma "vingança"provocada pela raiva sentida contra um parceiro sexual que tinha HIV. Mateen terá chegado a fazer um teste ao vírus, que deu negativo.

Foi de loucos, não foi? Portugal esteve a perder por três vezes e por três vezes empatou. O Diogo Pombo conta como tudo se passou, na crónica do jogo: " E obrigado a Ronaldo, que se chateou, atirou um microfone para o rio, reagiu, deu um golo, marcou dois, foi a figura de que a equipa precisa e resolveu como todos sempre esperam que resolva."
Como é que jogaram os portugueses? Rogério Casanova responde, com notas um a um. E como é que os jornais estrangeiros viram o encontro? Também temos a resposta para isso. E, afinal, quem é que manda aqui? Essa pergunta já é mais difícil: no final do jogo, uma confusão na conferência de imprensa deixou alguns jornalistas furiosos por não poderem fazer perguntas e deixou Ronaldo perplexo: "Mas eu é que mando?"

Agora vem aí a Croácia, nos oitavos de final. Portugal evita o grupo dos tubarões, mas terá um jogo que vai ser um problemic- os croatas estão a jogar muito. Os outros encontros vão ser assim.

Confesse lá: ontem berrou um bocadinho durante o jogo, não foi? Não se sinta mal, de certeza que não fez pior do que o locutor islandês quando a seleção dele marcou no último minuto contra a Áustria. O vídeo do momento já se tornou viral - e percebe-se porquê (prepare os tampões para os ouvidos).

E falta ainda falar do microfone. Depois de Ronaldo ter atirado o microfone da CMTV para um lago, a estação de televisãoexigiu um pedido de desculpas e a internet foi inundada (sem trocadilho) por piadas sobre o tema - até a PSP se juntou.

Os nossos Especiais

Vem aí um novo filme da Pixar (já lá vamos) e o Alexandre Borges aproveita para explicar o que cada um deles diz sobre nós, consoante o nosso preferido seja "À Procura de Nemo", "Ratatouille" ou "Carros".

Notícias surpreendentes

Estreia hoje "À Procura de Dory" e o Eurico de Barros já viu o filme. Dá-lhe quatro estrelas: "A Pixar joga pelo seguro nesta continuação de 'À Procura de Nemo', mas leva a sua avante graças à excelência da animação, ao humor e a um polvo chamado Hank."

Há mais dois filmes para ver. Um é a sequela de "O Dia da Independência", uma "ficção científica mastodôntica, catastrofista, repetitiva e dolorosamente primária". O outro é "A Academia das Musas", um filme espanhol passado numa universidade que é uma comédia romântica atípica.

Michael Jackson morreu há sete anos mas os processos judicias em que esteve envolvido continuam a provocar polémica. Um relatório policial divulgado agora mostra que foram encontradas em sua casa fotos de crianças nuas.

O edifício mais alto do mundo tem 828 metros - e há muitos outros que andam lá perto e vários, ainda em projeto, que o pretendem ultrapassar. Esta fotogaleria não é para pessoas com vertigens.

Por falar em emoções fortes, hoje vai ser um dia de suspense total, por causa do referendo sobre o Brexit. Já sabe que vamos estar em direto de Londres em permanência no nosso liveblog até haver resultados finais. Vá passando pelo Observador para saber tudo sobre a decisão e sobre o mais que acontecer ao longo do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário