quarta-feira, 15 de junho de 2016

360º -- O louro islandês que nos tramou, o exame de português e como a CGD pressiona Costa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
A ADSE é insustentável a longo prazo e tem sido usada para maquilhar o défice. Quem o diz é o Tribunal de Contas, que acusa dois secretários de Estado do anterior governo de "ilegalidade".

Esta manhã há exame de Português do 12º ano. Serão 55 mil os alunos que vão testar os seus conhecimentos. Antes da prova, a Marlene Carriço falou com três professoras, um psicólogo e um aluno de 18,8 para poder aconselhar algumas dicas. Se não foram a tempo, ficam para o próximo teste.

No Brasil, a Câmara dos Deputados votou a favor da cassação do mandato de Eduardo Cunha, o seu ex-presidente, e um dos grande impulsionadores do impeachment de Dilma Roussef. Foram também abertos processos a deputados do partido do presidente interino, Michel Temer.

Um jacaré arrastou uma criança de dois anos para um lago perto dos parques da Disney de OrlandoO corpo da criança não foi ainda encontrado, e o xerife ressalva a baixa probabilidade de a criança ser encontrada com vida.

"Não é bonito, mas é eficaz", é o que diz do futebol islandês o louro (um dos) que nos tramou pelo ar na estreia do Europeu. Kolbeinn Sigthorsson ganhou 18 bolas de cabeça, quase todas a Pepe, e estava deliciado com o empate conseguido pela Islândia frente a Portugal quando o Diogo Pombo falou com ele. Uns filhos do pai, estes islandeses, escreveu ainda o Diogo no título da crónica de jogo de Saint Etiénne. Por cá, o Rogério Casanova deu notas a cada jogador. E não foram boas.

Foi uma desilusão o 1-1 neste primeiro jogo em França. Mas será caso para tanto? Afinal as nossas estreias em europeus são, tradicionalmente, uma desgraça. Só ainda não foi desta, como lembra o João Pedro Pincha. Para já ficaramas fotos do nosso descontentamento e o alerta de Fernando Santos de que a seleção "vai ter de lutar para seguir em frente".

E o que se segue? Sábado há jogo com a Áustria, que ontem foi surpreendida pela Hungria com uma derrota por 2-0.

Sobre este império austro-húngaro desfeito, não escreverá Ronaldo ao seu neto em 2052. Mas toda a sua carreira está aqui, nesta prosa de ficção cheia de dados reais, escrita pelo Hugo Tavares da Silva e ilustrada pela Andreia Reisinho Costa.

O tema do Europeu continua a ser, no entanto, a violência dos hooligans. A UEFA aplicou à Rússia uma pena suspensa que se houver novos desacatos vale a expulsão. Este é um dos vídeos que mostra a selvajaria dos atos de violência dos adeptos russos.

Informação relevante 
Despedimentos, restruturação e recapitalização. A trilogia de problemas da Caixa Geral de Depósitos vai seguramente marcar o debate quinzenal de hoje à tarde. E deixar sob pressão António Costa, à direita e à esquerda. Ontem houvebate-bola (leia-se responsabilidades) entre Ministério das Finanças atual e Governo anterior, depois de se saber quem eramos maiores devedores privados da CGD.

E quem mandou emigrar mais os professores, Costa ou Passos? Outra polémica que estalou depois de o primeiro-ministro ter usado numa frase de há três dias as mesmas palavras que o ex-PM usara em 2011: demografia, professores, ensino da língua portuguesa e emigração. Surgiram comparações e críticas, a primeira das quais de um dos parceiros do Governo, o Bloco de Esquerda. Ao ponto de António Costa ter tido necessidade de se justificar. No Twitter e com uma tentativa de ironia que meteu a frase feita da 'estrada da beira vs. a beira da estrada'.

Outra contestação. Os sindicatos estão contra o Governo na revisão do regime de requalificação na Função Pública. O modelo de mobilidade prevê estar nove meses em formação.

A hiperatividade de Marcelo Rebelo de Sousa já é comparada à coleção dos livros da Anita
. Ontem o Presidente foi visitar a GNR e foi à praia dos Pescadores em Cascais dar um mergulho. Filmado e cumprimentado por vários populares, surgiu a dúvida de se estaria sem segurança. A Presidência garantiu que estavam (estão sempre) lá, mas à distância.

Muitas explicações sobre a TAP no Parlamento. Ouvido na comissão parlamentar de economia e obras públicas, o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro explicou que o contrato de venda da companhia obriga os privados a aceitarem alterações impostas pelo regulador sem direito a indemnização. E o regulador confirmou que até 1 de junho a estrutura accionista não cumpria as regras europeias: quem mandava mesmo era David Neeleman.

De Orlando continuam a saber-se pormenores do responsável pelo massacre de domingo. Omar Mateen já tinha sido visto várias vezes no clube gay e há quem diga que também frequentava chats homossexuais. A sua mulher saberia do plano. Por causa do ataque, Obama definiu uma prioridade: "A nossa missão é destruir o Estado Islâmico".

Confirmou-se. O esfaqueamento de um polícia e da sua mulher nos arredores de Paris foi mesmo um ato terrorista. Garantia do Governo francêsO terrorista, abatido pelas autoridades, era Larossi Abballa, 25 anos, já conhecido por atividades ligadas ao Estado Islâmico. Reivindicou o ataque numvídeo em direto no Facebook que a polícia pede que não seja partilhado.

No futebol, há outras notícias extra-Europeu. O Brasil demitiu o seu seleccionador, Dunga, depois da eliminação surpresa (e polémica)  na fase de grupos da Copa América (a segunda em 100 anos). Tite, treinador do Corinthians, é o nome de que se fala. Por cá, o Sporting contratou o sérvio Radosav Petrovic, um médio de 27 anos.

Os nossos Especiais
Estamos perante um novo boom de crédito à habitação?Em abril os bancos deram 397 milhões para comprar casa. Em março tinham sido quase 500 milhões. Estes números revelam a recuperação de mercado ou especulação imobiliária? O Edgar Caetano foi ouvir especialistas e tem as respostas.

O tenente Ricardo Bártolo comanda os militares da GNR que se encontram a vigiar a costa grega na operação Frontex. A Sónia Simões foi falar com ele e ouvir histórias das dezenas de refugiados que já resgatou no Mediterrâneo.

Notícias surpreendentes
Mais surpreendentes é mesmo impossível. O Flávio Nunes faz, todos os dias, um vídeo com as notícias mais curiosas pelo mundo. Se ainda não viu, torne-se fã. Ontem ele descobriu um guarda-redes suspenso por causa de umas calças amarelas.

E qual é o restaurante, qual é, que foi eleito o melhor do mundo? Fica em Modena, o seu chef é Massimo Bottura, e o menu de degustação fica por 180 euros. Quem já lá foi recomenda também  risotto numa caçarola de barro, sopa de peixe e marisco, raviólis de alho porro, foie gras, trufas ou ainda leitão em vinagre balsâmico.

Mais sugestões de restaurantes, sobretudo para quem não gosta de bola. São estes 12 espaços em Lisboa onde as televisões e as transmissões do Europeu estão proibidas.

O prédio de Times Square é habitado por quem? E sabia que há um quarto secreto da Torre Eiffel. E um jardim nova-iorquino só para elites. Dez lugares ocultos nos locais mais visitados do mundo é o que pode descobrir na fotogaleria da Marta Leite Ferreira.


O futebol nacional volta só no sábado, mas no Observador vamos continuar a seguir todas as incidências do Europeu e a contar as suas melhores histórias. E, claro, a dar toda a restante informação. Cá o esperamos.

Tenha um dia feliz e produtivo. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário