quarta-feira, 15 de junho de 2016

Praia da Tocha com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro reconhecida

A praia da Tocha ostenta de novo este verão, pelo 26.º ano consecutivo, a Bandeira Azul, vendo assim reconhecida a sua excelência balnear, que acaba também de ser distinguida pela Quercus com a classificação de “Qualidade de Ouro”. Esta é a sexta vez ininterrupta que a Praia da Tocha integra a lista que a Associação Nacional de Conservação da Natureza elaborou no âmbito de um processo em que foram destacadas desse modo as praias com água considerada excelente nas últimas épocas balneares desde 2011.

A qualidade da água é de resto uma das razões que está na base da atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), a par de outras exigências imperativas no que diz respeito à “segurança e serviços”, “gestão ambiental e dos equipamentos”, bem com à “informação e educação ambiental”

Assim, o reconhecimento da qualidade balnear da praia da Tocha assenta no integral cumprimento dessas exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do mar, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.

Por outro lado, é de destacar ainda o excelente ambiente urbano e paisagístico e o vasto conjunto de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, campos de jogos em relva sintética para diversos desportos, e as áreas públicas e zonas verdes particularmente atrativas.

Quando no próximo dia 21 de junho, a Bandeira Azul for içada na avenida Dr. Silva Pereira, a Praia da Tocha ostentará também a insígnia de “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus. Segundo a informação desta entidade, a classificação é resultado de um processo em que foram analisados os dados relativos à qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O objetivo da Quercus é identificar as zonas balneares que, ao longo de vários anos, relativamente a esse parâmetro, apresentam sistematicamente qualidade excelente, como acontece com a praia da Tocha.

Finalmente, também à semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas de verão, será também hasteada a Bandeira Praia Acessível, no âmbito do Programa Praia Acessível - Praia para Todos!, galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a qual simboliza o facto da Praia da Tocha disponibilizar equipamentos, acessos e condições de segurança para pessoas com mobilidade reduzida.

Bandeira da Praia Acessível

À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas balneares, foi também hasteada na Praia da Tocha a Bandeira Praia Acessível, galardão de reconhecimento das boas condições de acesso à praia para as pessoas que enfrentam problemas de mobilidade. O galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitetónicas, nomeadamente através do rebaixamento dos passeios, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.


Com a atribuição deste galardão, a Praia da Tocha viu reconhecidas as suas condições de acessibilidade que viabilizam a sua utilização e usufruto, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário