A revolução marcou-o mais do que os combates e os mortos em África. Radical do PREC, diz que não houve perigo de guerra civil. O histórico da UDP e do Bloco de Esquerda conta: "Comi um charro".
Os militantes do Bloco acabam de apupar o Syriza no segundo dia da sua convenção. Catarina Martins defende um referendo à UE se Portugal for castigado.
É a esquerda da esquerda, a ala "radical romântica". Catarina Píncipe, promotora de uma das moções alternativas, foi das vozes mais críticas da "dependência" face ao PS a que o BE se sujeitou.
No fim da X Convenção do Bloco de Esquerda, Miguel Pinheiro, diretor-executivo do Observador, e Vítor Matos, editor de Política, comentam o último discurso de Catarina Martins e a nova fase do BE.
O referendo no Reino Unido não é vinculativo, mas dificilmente o governo poderá ignorar a vontade dos eleitores. As três milhões de assinaturas que pedem uma nova votação podem ter algum impacto?
Em nome da Europa a que orgulhosamente pertencemos esta é a nossa lista de exigências, matéria que também nos pertence e da qual não abdicamos.
O presidente francês defende que cabe aos dois países tomarem a iniciativa da resposta ao Brexit. Merkel, Hollande e o primeiro-ministro italiano Mateo Renzi reúnem segunda-feira.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, diz que é "altamente provável" que se realize novo referendo sobre a independência. Será "inaceitável" um bloqueio do governo de Londres.
Foi assim nas guerras de Napoleão, como foi na Grande Guerra: Reino Unido contra poderes hegemónicos. Agora a história é outra e pela primeira vez ingleses deixam Europa na mão do eixo franco-alemão.
Vários membros do gabinete sombra de Jeremy Corbyn demitiram-se ou estão em vias de o fazer. Não confiam na capacidade do líder do Partido Trabalhista para ganhar eleições gerais.
Andámos pelas ruas de Madrid para saber o que pensam alguns espanhóis das eleições. Um bom número votou no PP enquanto "mal menor". E há quem duvide de um entendimento, porque são todos "fanáticos".
Opinião
Paulo Ferreira
O grande falhanço da nossa vida democrática e da nossa integração está na incapacidade que temos demonstrado para reformar as nossas instituições e as nossas elites.
joseluissanchis
A maioria dos temas tratados nesta campanha foram similares aos da anterior, o que mostra que os líderes continuam a não estar preparados para responder ao desafio que lhes foi lançado pelos espanhóis
João Marques de Almeida
O referendo britânico mostrou que é possível imaginar o futuro de um país europeu fora da União Europeia. A UE tornou-se mortal. Deixou de ser inevitável. A “bicicleta” de Delors afinal pode pode cair
Bruno Vieira Amaral
Um golo perfeito é como a canção pop perfeita. Há jogadores que o perseguem e que quase são destruídos por essa demanda.
André Azevedo Alves
Procurar fazer do Reino Unido uma “vacina” contra outros países que tenham iguais tentações soberanistas será fútil, irresponsável e contraproducente.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário