domingo, 19 de junho de 2016

Seminário Internacional “Os Desafios do Estágio e da Supervisão na Formação e no Exercício da Profissão de Serviço Social”.

ISMT recebe, a 24 de Junho, o Seminário Internacional "Os Desafios do Estágio e da Supervisão na Formação e no Exercício da Profissão de Serviço Social".
A organização está a cargo do Mestrado em Serviço Social e do Núcleo de Investigação em Questão Social, Políticas Sociais e Serviço Social.
O presente Seminário é o segundo promovido pelo Núcleo de Estudos e Investigação (NEI) da 13ª edição do curso de mestrado em Serviço Social (2015/2016). Retoma-se o diálogo com o Brasil relativamente a questões já equacionadas no Seminário internacional Serviço Social Portugal/ Brasil no século XXI: formação, exercício e organização da categoria, no contexto da crise contemporânea, realizado em Lisboa, em dezembro de 2015.
Com a realização deste evento académico, que contará com um número significativo de representantes de Instituições de Ensino Superior portuguesas com licenciatura de Serviço Social, procurar-se-á:

  • analisar a importância da relação formação/exercício profissional, em que o estágio e a supervisão são a questão nodal a exigir um debate profícuo e urgente. Assim, para este Seminário convocámos assistentes sociais académicos e investigadores de Portugal e do Brasil para debater a sua centralidade na formação de Serviço Social, a sua articulação com os espaços, sócio-ocupacionais e o compromisso com a qualidade de serviços a prestar à população.
  • refletir na atual conjuntura a diversidade do estágio e da supervisão na formação académica de Serviço Social e no trabalho profissional. Para debater as potencialidades e constrangimentos que têm vindo a condicionar as políticas de estágio de cada Instituição de Ensino Superior com licenciatura de Serviço Social convidaram-se coordenadores de curso, supervisores académicos e orientadores de estágio.
  • iniciar um processo que contribua para a definição de diretrizes para uma política nacional de estágio e de supervisão, de forma a garantir uma formação teórica, ética e técnica de qualidade. Neste sentido, torna-se necessário estreitar as relações e reforçar o diálogo entre Institutos /Universidades, estudantes, assistentes sociais em exercício da profissão e suas organizações. Convocaram-se, para além de assistentes sociais com produção académica sobre a temática, organizações da categoria profissional (APSS, SNAS) e o Movimento de Estudantes de Serviço Social.
DATA: 24 de Junho 2016
HORA: 09h00
LOCAL: ISMT – Sala 1 do Edifício da Rua Augusta, nº 46
COMISSÃO ORGANIZADORA: 
Alcina Martins - Coordenadora do mestrado em Serviço Social
Dulce Simões - Coordenadora da licenciatura de Serviço Social
Maria Rosa Tomé – NEI: Questão Social, Politicas Sociais e Serviço Social

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

J. Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário