terça-feira, 6 de setembro de 2016

Hora de Fecho: A jornalista que fala com os combatentes à noite

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Hwaida Saad, jornalista do The New York Times, passa as noites a falar com combatentes da guerra da Síria. Contam-lhe da vida na frente de guerra e alguns chegam a pedir-lhe casamento.
Júri do concurso público diz que a exigência de utilização de um material específico no pavimento contaminou tudo o que se seguiu, pelo que propôs a nulidade de todo o processo.
As aldeias de Paradela e de Várzea no concelho de Arcos de Valdevez foram evacuadas devido a um incêndio de "grandes dimensões" que colocou alguns habitantes "em risco de vida".
Francisco Grave Pereira pediu a demissão à ministra da Administração Interna após ser imputado de "violação do dever de zelo na forma" como geriu o processo de venda de seis helicópteros.
"Com estas temperaturas, era previsível que isto acontecesse. Além disso, o pessoal está a ficar exausto e é necessário render alguns destes bombeiros", explica o presidente da Câmara de Soure.
O incêndio deflagrou depois da meia-noite desta terça-feira, e destruiu os últimos pisos de um edifício na Rua de Santa Catarina, no Porto. Uma loja Fnac, no edifício ao lado, também foi afetada.
Cinco já regressaram a casa e um continua internado. A revelação surge na sequência da morte de um militar, este domingo, após ter sofrido um golpe de calor durante um treino dos Comandos.
A explosão de uma carrinha armadilhada na principal zona comercial de Bagdade, capital iraquiana, fez 12 mortos e pelo menos 30 feridos. O atentado já foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
O "roaming" vai acabar mas a Comissão Europeia quer evitar abusos. Os consumidores deverão apenas poder usar "roaming", sem cobrança adicional, durante 30 dias consecutivos e 90 dias por ano.
Emily O'Reilly quer que a Comissão Europeia esclareça posição sobre a contratação pela Goldman Sachs do seu antigo presidente. E também quer saber se CE vai rever Código de Conduta.
A melhor universidade do mundo continua a ser o MIT, nos Estados Unidos. A 1ª universidade portuguesa no ranking está no lugar 323: é a Universidade do Porto. Portugal recebeu menos pontos este ano. 
Opinião

Rui Ramos
Não temos só um problema económico, mas também político: só a UE limita neste momento o poder do governo em Portugal sobre uma sociedade cada vez mais envelhecida, empobrecida e dependente.

Paulo de Almeida Sande
Vivemos tempos difíceis. Mas a crispação em que mergulhou a nossa sociedade é uma ameaça ao nosso modo de vida. Temos de ser capazes de manter o sorriso.

Laurinda Alves
Para a esmagadora maioria dos portugueses que já visitou ou conhece a Fundação Champalimaud, Charles Correa será para sempre o autor daquela peça futurista de frente para o rio e o mar.

José Conde Rodrigues
Para muitos este novo G3 poderá fazer lembrar a famosa Trilateral ou qualquer Grupo de Bildeberg. Não será, todavia, necessário apelar a teorias da conspiração para concluir pela sua plausibilidade.

Alexandre Homem Cristo
O governo sobrevalorizou a educação para adultos, elegendo-a prioritária face a medidas de maior valor estratégico – como aumentar a oferta no pré-escolar. Se não é estupidez, só pode ser propaganda.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário