terça-feira, 6 de setembro de 2016

360º - Câmara de Lisboa ignorou relatório que alertava para riscos na obra da Segunda Circular

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A CMVM suspendeu hoje de manhã a negociação das ações do BPI. Motivo: decorre hoje a assembleia geral que pode decidir sobre a desblindagem dos estatutos, na sequência da OPA lançada pelos espanhóis do CaixaBank.

Estamos em setembro e os incêndios continuam. Esta madrugada, 864 operacionais e 265 veículos combateram três fogos de grandes dimensões, nos distritos de Coimbria, Leiria e Vila Real.

É hoje o primeiro jogo oficial da seleção depois da vitória no Euro. Portugal joga às 19h45 e, antes disso, o Rui Miguel Tovar saca dos números reveladores: "Desde 2000 até hoje, a seleção fez 46 jogos de qualificação para o Mundial e só perde dois: 3-2 da Dinamarca em Alvalade-2008 (Queiroz) e 1-0 da Rússia em Moscovo-2012 (Bento). Prepara-te, ò Suíça".


Informação relevante
Não param de surgir surpresas sobre as obras na Segunda Circular. Hoje, o Observador tem mais uma notícia sobre o caso: a Câmara de Lisboa tinha desde março um relatório que alertava para os riscos do novo pavimento escolhido para a obra - mas decidiu ignorá-lo. De acordo com os especialistas, o material escolhido (que agora está no centro da polémica) nunca tinha sido usado em Portugal e, por isso, seria imprudente estreá-lo num troço tão importante como a Segunda Circular.

Se Lisboa abanar, cai como Amatrice? O João Pedro Pincha e a Vera Novais foram falar com especialistas para perceber se os edifícios da cidade estão preparados para resistir aos abalos. Neste longo trabalho, podemos entender o que tem corrido mal e ver os mapas que mostram que freguesias de Lisboa sentiriam um sismo de forma mais dramática.

Afinal, a culpa foi do reitor. No domingo, Pedro Passos Coelho atropelou Assunção Cristas nos discursos de ambos à hora de almoço e, do lado do PSD, vem agora a justificação para o erro. Carlos Coelho, que é o "reitor" da Universidade de Verão do partido e que é conhecido pela sua obsessão "militar" com o cumprimento dos horários, terá acelerado os discursos de todos os oradores, sem saber que estava combinado com o CDS que Passos Coelho só falaria mais tarde.

António Costa já respondeu às exigências de Jerónimo de Sousa para o próximo Orçamento. E a resposta foi "sim, vamos tentar" e "não, nem pensar". O primeiro pedido do líder do PCP era um aumento das pensões em pelo menos dez euros. Costa: "Chegaremos certamente a um valor que seja o possível". O segundo era uma subida imediata do salário mínimo para 600 euros. Costa: “O que está previsto é chegar-se aos 600 euros no final da legislatura”.

Apesar de uma recomendação de 2012 do Governo, ainda há escolas a vender alimentos que não são saudáveis, em bares, cantinas e máquinas automáticas. A notícia é do DN.

Depois da notícia, os vídeos. O Observador divulgou ontem asimagens da detenção de vários ativistas angolanos, entre eles Luaty Beirão, no fim de semana. Tudo aconteceu quando eles tentavam visitar um amigo que está preso por ter gritado durante a leitura da sentença dos 15+2 que o julgamento era "uma palhaçada".

Os atentados de Paris deviam ter sido só o começo. A CNN teve acesso a 90 mil páginas de documentos da investigação aos atentados terroristas e descobriu que estavam a ser preparados mais ataques na mesma altura noutros países europeus. Isso só não aconteceu porque alguns terroristas ficaram retidos na Grécia por usarem passaportes sírios falsos.

A sonda espacial Philae esteve desaparecida durante dois anos no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (tente dizer o nome duas vezes sem se engasgar). Mas agora foi finalmente encontrada. A sonda espacial Rosetta fotografou-a presa no meio das rochas. O anúncio da descoberta foi feito com excitação, no Twitter da Rosetta: "A busca terminou! Encontrei a Philae!".


Os nossos Especiais

Responda rápido: Star Trek ou Star Wars? A primeira faz agora 50 anos e o Alexandre Borges decidiu promover um combate de boxe entre as duas séries. Frente a frente, as armas, asbabes, os looks, os ET's e muito mais.


Notícias surpreendentes

Bu! Começa hoje a 10.ª edição do MOTELX-Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e o crítico do Observador Eurico de Barros escolheu seis filmes devidamente aterrorizadores que não pode perder (e ainda lhes juntou um documentário). Como dizia o outro, tenha medo, tenha muito medo.

China, Malásia, Egipto. Há países que, por vários motivos, já proibiram celebridades de passarem as suas fronteiras. Madonna, Brad Pitt e Lady Gaga são alguns dos artistas na lista negra.

O que é que a natação e os Jogos Olímpicos têm a ver com a estatística? Tudo. Dois relatórios da Universidade do Indiana e da Universidade de Eastern Michigan defendem que os atletas nas pistas mais exteriores das piscinas tendem a nadar mais depressa num sentido do que noutro. Ou seja, os resultados das medalhas olímpicas podem estar a ser influenciados por motivos não desportivos.

Qual é o lugar mais quente do mundo? E o mais frio? E o mais seco? E o mais profundo? E o mais remoto? A Terra é um planeta de extremos e não há nada como olhar para estas fotografias para perceber isso.

A despedida de Labyad do Sporting foi uma grande festa - pelo menos no Facebook. Quando o clube rescindiu o contrato, os internautas organizaram-lhe um grande evento de comemoração, mas que só existiu no mundo virtual. As piadas começaram logo a circular a um ritmo imparável, como pode veraqui.

Agora, já pode começar o dia bem informado. Mas não se esqueça: vá passando pelo Observador porque estamos a atualizar as novidades em permanência.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário