quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A “mais pequena máquina do mundo” deu o Nobel da Química a três investigadores

Resultado de imagem para A “mais pequena máquina do mundo” deu o Nobel da Química a três investigadores
Jean-Pierre Sauvage, Sir J. Fraser Stoddart e Bernard Feringa foram os distinguidos pela Academia Sueca.
O Prémio Nobel da Química de 2016 foi atribuído a três investigadores, ao francês Jean-Pierre Sauvage, ao escocês Sir J. Fraser Stoddart, e ao holandês Bernard Feringa, por terem desenvolvido "as máquinas mais pequenas do mundo", através da conceção e desenvolvimento de máquinas moleculares. São estruturas muito pequenas que transformam energia química em força mecânica e movimento.
Para muitos esta distinção é o grande Prémio Nobel, à imagem de Alfred Nobel, o homem que deu o nome à distinção e que foi um grande químico e engenheiro, responsável pela invenção da dinamite. E desta vez o Nobel foi para verdadeiros químicos, o que poucas vezes acontece.
O Nobel da Química foi o terceiro a ser entregue este ano, depois das distinções na Física e Medicina.
Está a ser um grande ano para os cientistas escoceses. Além de Sir Fraser Stoddart, também Michael Kosterlitz and David Thouless nasceram na Escócia.
Stoddart considerou o prémio inesperado, "embora estivesse no leque nos últimos 25 anos". O escocês, em entrevista ao telefone enquanto via a cerimónia em streaming, confessou ser uma sensação "de cortar a respiração".
Fonte: TSF
Foto: Twitter Nobel Prise/DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário