sábado, 12 de novembro de 2016

Já há um emoji a amamentar e a usar hijab

eoji
O consórcio que aprova a integração de novos emojis publicou 56 novos símbolos, incluindo figuras de “género não-discriminatório”.
Os emojis continuam a tentar abrir-se à complexidade do mundo e vão passar a incluir uma mãe a amamentar e figuras a usar hijab, o véu islâmico. O consórcio que aprova a integração de emojis publicou 56 novos símbolos.
Entre elfos, vampiros e um porco-espinho, a Unicode – que desenvolve o código informático por trás dos emojis – incluiu novos símbolos que pretendem tornar a comunicação mais inclusiva. Vai passar a ser possível usar a figura de uma mulher a amamentar, uma mulher a usar o hijab e uma figura de “género não-discriminatório” para criança, adulto e idoso.
As novas introduções são vistas como mais um esforço por parte dos criadores dos emojis para incluir os milhões de fãs deste tipo de comunicação pelo mundo fora. Quando apareceram, os primeiros emojis que representavam pessoas apenas tinham o tom de cor branca e só no ano passado é que foram introduzidas as primeiras variações de tons de pele – na sequência de acusações de falta de diversidade.
“Os emojis podem parecer umas carinhas tolas e triviais, mas quando não se é representado por algo que é tão utilizado, há um problema”, dizia recentemente Kate Miltner, uma investigadora em comunicação que tem desenvolvido trabalhos sobre o tema. “Os valores estão intencionalmente, ou acidentalmente, cristalizados nos sistemas que usamos numa base quotidiana e podem ter um impacto profundo nas pessoas e na forma como navegam nos seus mundos”, acrescentou, citada pelo The Guardian.
Recentemente, uma adolescente saudita enviou uma proposta para a inclusão de uma mulher de véu no contingente de emojis.
Aquela que é considerada a “linguagem em maior crescimento no mundo” continua, porém, sem incluir um emoji de cabelo ruivo para fúria de alguns internautas, lembra o The Guardian.
público

Nenhum comentário:

Postar um comentário