sábado, 12 de novembro de 2016

ARQUEÓLOGOS DESCOBRIRAM CIDADE DA IDADE DO BRONZE PERTO DO TERRITÓRIO CONTROLADO PELO DAESH

 

Uma equipa de arqueólogos alemães descobriu uma grande cidade da Idade do Bronze perto de Dohuk, uma cidade iraquiana próxima do território controlado pelo grupo terrorista.
A apenas 45 quilómetros de uma zona controlada pelo Estado Islâmico, foi descoberta uma antiga cidade do Império Acádio, do período da Idade do Bronze.
A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade alemã de Tubinga numa aldeia curda chamada Bassetki, próxima da cidade Dohuk, no norte do Iraque.
As escavações demonstraram que a cidade foi fundada no ano 3.000 a.C. e que se desenvolveu durante cerca de 1.200 anos, pode ler-se no comunicado da universidade.
Os cientistas levaram a cabo os trabalhos de escavação em Bassetki, entre agosto e outubro deste ano, e encontraram os restos de um muro que defendia a parte alta da cidade de possíveis invasões. A equipa calcula que esta grande estrutura de pedra tenha sido erigida por volta do ano 1800 a.C.
Os investigadores também descobriram umas tabuletas, datadas do ano 1.300 a.C., que revelam a existência de um templo dedicado ao deus do trovão e da chuva Hadad.
Segundo a investigação, a cidade estava dividida em vários distritos e contava com uma zona residencial com grandes casas e uma espécie de um palácio. Os mortos seriam enterrados num cemitério próximo da cidade.
A iniciativa esteve ao cargo do professor da universidade alemã Peter Pfälzner e de Hasan Qasim, da Direção Geral de Antiguidades de Dohuk.
O Império Acádio é considerado um dos primeiros grandes impérios que vieram ao mundo. Viveu a sua época de maior esplendor entre os séculos XXIV e XXII a.C. na região da Mesopotâmia. Foi fundado a partir das várias conquistas do rei Sargão I da Acádia nos territórios entre os rios Tigre e Eufrates.
ZAP / RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário