segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Lançamento da revista Albergue reuniu cerca de 130 pessoas

O lançamento do terceiro número da revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergariaa-Velha, que decorreu no sábado, 5 de novembro, na Biblioteca Municipal, juntou cerca de 130 pessoas. O vereador da Cultura, Delfim Bismarck, que dirige a revista, fez a sua apresentação numa cerimónia muito concorrida, que contou com a presença do Presidente da Câmara, António Loureiro.

Delfim Bismarck deu conta que a última edição da revista Albergue, que é uma publicação anual, surge com muitas novidades e mais diversificada, alargando a investigação a outras áreas. Pela primeira surge um artigo de um investigador estrangeiro, o brasileiro Wanderlei de Oliveira Menezes, que escreve sobre “A trajetória de José Álvares Ferreira (1737-1810) – Um albergariense e a carreira da magistratura no Reino e ultramar Português”; pela primeira vez surge um artigo dedicado ao património natural, “Património Natural do Município de Albergaria-a-Velha: Rios de descoberta – A biodiversidade do rio Fílveda”, assinado pelos investigadores da Universidade de Aveiro, Milene Matos, Inês Silva e Nuno Lopes-Pinto; pela primeira vez a revista apresenta uma rubrica nova, “Notas soltas”, dedicada a referências sobre Albergaria e a sua região, no domínio da Cartografia; pela primeira vez surge uma referência final, bibliográfica, sobre os artigos publicados nos números anteriores.

Delfim Bismarck esclareceu que no conjunto dos três números da revista Albergue, são apresentados artigos de 33 autores, num total de 38 artigos e 899 páginas publicadas, com 625 imagens distintas do Concelho.

O Presidente da Câmara, António Loureiro, agradeceu aos autores que colaboraram graciosamente com a publicação, “abordando muitos temas sobre a nossa terra que poucos conhecem, demonstrando a riqueza da nossa história”. O Autarca deu conta que estão em preparação duas obras sobre a participação dos Albergarienses na I Guerra Mundial (1914-1918) e na “Guerra do Ultramar” (1961- 1974).


A revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha pode ser adquirida na Biblioteca e Arquivo Municipais pelo preço de dez euros.

___________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário