exposicao_jose_pedrosa_biblioteca_cantanhede
José Manuel Pedrosa expõe na Biblioteca Municipal da Cultura uma retrospetiva da sua obra. Patente ao público até ao próximo dia 30 de Novembro, “Pluralidades” resume o essencial do percurso de um pintor que se integra numa corrente figurativa de acentuada diversidade temática, neste caso em trabalhos de aguarela, acrílico sobre tela, serapilheira ou com recurso a técnicas mistas.
José Manuel Pereira Pedrosa nasceu no concelho de Soure, em 1955, é licenciado em Artes Plásticas pela Escola Universitária das Artes de Coimbra (EUAC - ARCA) e Leciona a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na Tocha.
Paralelamente à sua atividade docente tem desenvolvido uma produção artística consistente, materializada em trabalhos de pintura e desenho em que o seu impulso criativo se expressa através do domínio das técnicas que consolidou em cursos livres e ações de formação de várias instituições de ensino artístico.
Segundo afirma, “a motivação para esboçar, desenhar e pintar, sendo por vezes compulsiva, traduz-se na maior realização pessoal e profissional. É na espontaneidade, no ímpeto das cores e seus contrastes, na terceira dimensão e na força das texturas que dou sentido á minha pintura”. E se raramente lhes atribui um nome isso é “para dar aos observadores a oportunidade de interpretarem a experiência que retiram dos seus quadros”.
Sempre com dúvidas e poucas certezas em relação aos seus trabalhos, José Manuel Pedrosa não receia arriscar, pois “refazer e reconstruir faz parte do processo criativo”.
No seu currículo constam exposições individuais no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, em 2012, e no CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, em 2014, bem como a participação em diversas coletivas, da CANTARTE, na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede.