quinta-feira, 9 de junho de 2016

360º -- Estará o Estado Islâmico a desaparecer ou prestes a atacar? E a goleada (7-0) antes do Euro, é bom augúrio?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um ataque num centro comercial em Telavive, Israel, fez quatro mortes e cinco feridos. Tudo aconteceu frente ao Ministério da Defesa e do Estado-Maior israelita. O ataque não foi reivindicado, mas foram detidos dois suspeitos. Israel já suspendeu a permissão de entrada no país a 83 mil palestinianospara o Ramadão.

Jorge Tomé foi ontem ouvido, pela segunda vez, na Comissão de Inquérito ao Banif. Já noite fora, o ex-gestor afirmou que se o banco tivesse sido vendido em 2105, teria valido 300 a 400 milhões de euros e não tinha havido necessidade de ajuda pública. A nova audição ao governador do Banco de Portugal, prevista para hoje, foi adiada para dia 15.

José Maria Ricciardi, diz que toda a banca precisa de capital. E sem mais capital não pode existir, por exemplo, uma fusão entre o BCP e o Novo Banco. E que sem mais capital para a banca, Portugal pode precisar de um segundo resgate. A entrevista é do Jornal de Negócios.

O espião português detido por suspeitas de vender segredos aos russos já deu uma explicação em tribunal.Afinal estaria apenas formar uma empresa com o seu colega e só levava documentos da NATO na mochila para os estudar na viagem. A notícia é do i.

Portugal goleou, Quaresma (e também Ronaldo) brilhou, mas Fernando Santos (e também Ronaldo) pede calma. O último teste de Portugal antes da estreia a sério no Europeu correu bem, muito bem, com 7-0 à Estónia, e não falta confiança à seleção nacional que hoje chega a França mesmo que se queiram travar euforias. Vai começar o mês do futebol.

Em França já há, aliás, portugueses eufóricos, que prometem "rebentar duas garrafas de champanhe" se Portugal 'aguentar' até dia 11. O Diogo Pombo, enviado do Observador ao Europeu, ouviu o que se diz em Paris da equipa nacional.

A figura maior é, claro, Ronaldo. O primeiro futebolista a liderar a lista dos atletas mais bem pagos do mundo segundo a Forbes. De 1 de junho de 2015 a 1 de junho de 2016,CR7 ganhou 88 milhões de dólares, 32 milhões dos quais em publicidade.
E o que pensa Quim, o eterno guarda-redes suplente de Portugal (200 e 2004)? A oitava das 11 entrevistas do Observador até ao Euro está cheia de recordações.


Informação relevante 
O caso do bebé milagre de S. José continua a surpreender. Os médicos do hospital contaram toda a história emocionante e inédita da medicina portuguesa. E confessaram que choraram quando Lourenço nasceu, quatro meses depois da mãe ter sido declarada em morte cerebral.

O Banco de Portugal (mais um) também está pessimista sobre a economia portuguesa. As previsões de crescimento para 2018 foram cortadas, bem como as projeções de evolução do PIB para 2016 e 2017. A Helena Garrido estreia-se com colunista do Observador (bem-vinda!) escrevendo sobre as razões para tanto descrédito de tantos.

Confirmou-se. A esquerda chumbou a criação de uma comissão parlamentar para discutir o futuro e a sustentabilidade da Segurança Social. A proposta era de Passos Coelho que acusou a maioria de se refugiar numa "canga dogmática".
O Governo aprovou o fim dos limites aos salários da gestão da Caixa Geral de Depósitos, que será liderada por António Domingues. A alteração ao Estatuto do Gestor Público na CGD vai ao encontro das recomendações do Banco Central Europeu, mas contraria as ideias do Bloco. Com esta alteração aprovada, ficam reunidas as condições para o Governo nomear a nova equipa. Seguir-se-á a necessária recapitalização e o aplicação do projeto estratégico (que ainda só Bruxelas conhecerá). A polémica segue dentro de momentos.

Maria Sharapova foi suspensa por dois anos de todas as competições. O castigo da Federação Internacional de Ténis surge depois de a tenista russa ter acusado positivo num teste antidoping.

Duas notícias de Lisboa. A Casa Alves, a histórica mercearia alfacinha, vai mesmo fechar. A Câmara de Lisboa travou a providência cautelar e vai continuar o processo de expropriações na Mouraria, no local onde nascerá uma mesquita.

Para que serve um aeroporto de 33 milhões em Beja?  A obra, de 2011, quase não vê aterrar ou partir aviões e para pouco é usada. População, empresários e autarcas criticam. A reportagem é da Lusa.
 

Os nossos Especiais
O Estado Islâmico está a perder território, mas há quem ache que é muito cedo para se cantar vitória. O João de Almeida Dias ouviu peritos e todos lhe preferiram falar na probabilidade de estar a ser preparado um grande ataque na Europa. Ontem o Daesh anunciou a destruição do templo de Nabu, em Nimrud, Iraque, e ameaçou destruir as pirâmides do Egito.

Lembra-se do caso de Daniel, o menino de ano e meio que andou três dias perdido na Madeira até ser reencontrado são e salvo? O caso aconteceu no início de 2014 e agora surgiu finalmente a acusação do Ministério Público do Funchal. A Sónia Simões leu-a e reconstituiu a história com base na investigação. A mãe tentou vender o bebé, o comprador arrependeu-se e abandonou a criança ao frio e à chuva.

Se gosta de râguebi sabe quem é John Smit. O capitão da seleção da África do Sul que venceu o Mundial de 2007 está retirado. Mas faz parte dos Springboks Legends que estão em Lisboa para defrontarem uma equipa de lendas dos Lobos nacionais. O Diogo Pombo entrevistou-o.



Notícias surpreendentes
Veja se reconhece algum dos protagonistas desta foto?Olhe bem outra vez. Repare na figura de pé, no canto esquerdo. Já sabe quem é? Exatamente. Marcelo, com colegas de turma. E que turma! O professor era Marcello Caetano, estávamos em 1966, e além de um Presidente da República, havia uma ministra da Saúde, um ministro das Finanças, dois padres (um progressista e um conservador), um intelectual influente, um músico, um realizador de cinema… e muitos mais. A saber: Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Jorge Braga de Macedo, Vítor Melícias e João Seabra, José Pacheco Pereira (que no ano seguinte passava para Filosofia), Rao Kyao, ou Luís Filipe Rocha. Estes caloiros vão comemorar 50 anos dia 17 com um belo jantar.

Por falar em notícias surpreendentes na política, o programa eleitoral do Podemos é de facto inovador. Iglesias e companhia decidiram apresentar as suaspropostas num catálogo com o design do do Ikea e aparecem em poses intimistas nas suas casas. As (novas) eleições espanholas são dia 26.

Por falar em Espanha, já se sabe que os espanhóis gostam de passar uns dias em Portugal. Agora sabe-se onde eles mais gostam de ir. O El País elaborou a lista das 25 aldeias portuguesas preferidas dos nossos vizinhos.

O Porto recebe esta semana um dos festivais mais importantes da Europa, o NOS Primavera Sound, que já é muito mais que uma extensão do festival catalão. O Pedro Esteves preparou um guia com tudo o que lá vai poder ver. Será um verdadeiro esplendor na relva.

E se um mero tubo de pasta de dentes servisse para muito mais que lavar os ditos? Pois fique a saber que há pelo menos mais 19 utilidades que dão muito jeito na lida da casa além da óbvia.

Vem aí um fim de semana grande (muito grande mesmo, no caso de alguns), mas o Observador continuará como sempre a atualizar toda a informação ao minuto para o manter a par de tudo o que se passa no mundo. Cá o esperamos com tudo sobre as comemorações do Dia de Portugal e o arranque do Europeu de futebol.

Tenha uma quinta-feira feliz e produtiva e bons dias de descanso. Até terça. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário