sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

360º - Faz sentido trocar a TSU pelo PEC? A Tesla chega a Portugal. E mais polémicas de Trump

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, a Fitch publica o seu relatório sobre a notação de risco de Portugal - e o Edgar Caetano entrevistou Federico Barriga Salazar, o principal responsável pelo rating de Portugal. O analista elogia os “pressupostos mais realistas“ do Orçamento para 2017, mas avisa que a Fitch quer ver "progressos", sendo que a nacionalização do Novo Banco não seria um "progresso".

O Ministério Público acusou um inspetor da PJ de ter desviado um maço de notas de 60 mil euros durante buscas a José Veiga no processo Rota do Atlântico. A notícia é do JN.

A partir de hoje, a Tesla aceita encomendas online de Portugal para os Model S e Model X, que serão entregues aos clientes em Lisboa. Mais: no segundo semestre deste ano, a marcavai abrir cá uma loja e um centro de serviços.

"Golo, balde, água, fria, trave, poste, fora." É este o código morse que o Rui Miguel Tovar usou na crónica do jogo para escrever sobre a derrota do Benfica frente ao Moreirense, por 3-1. A final da taça vai ser um dérbi minhoto, entre Braga e Moreirense.


Informação relevante
Foi-se a TSU, veio o PEC. No meio de tanta sigla, de tanta volta e de tanta reviravolta, pode perder-se o essencial: afinal, o que é, para que serve e quem é afectado pelo Pagamento Especial por Conta? E o que é que tudo isto tem a ver com o salário mínimo? O Miguel Santos foi perceber se esta nova medida do governo faz algum sentido como substituição da redução da TSU. As conclusões estão aqui.

Às 10h começa o debate quinzenal no Parlamento (que o Observador vai seguir em liveblog) e de certeza que o tema vai aparecer outra vez. 

PCP, BE e PAN querem aumentar os dias de férias para 25 dias de férias. O CDS está contra, argumentando que "já só falta propor a semana dos dois dias, dois de trabalho e cinco de descanso". E o PS não sabe bem: acha a proposta interessante, mas pode votar contra. O deputado socialista Rui Riso falou com liberdade poética: "Além de descanso e de repouso, [as férias] são também para reforço dos laços dos trabalhadores com familiares e grupos mais vastos em que se integrem, gerando sentimento de pertença à família, à comunidade e tudo o resto". O debate foi ontem, a votação é hoje.

Mas, afinal, tudo visto e somado, quantos dias de férias há no resto do mundo? E nós temos mais ou menos do que os outros? O João Francisco Gomes pegou no mapa e nos números e explicou tudo neste artigo.

Paulo Macedo queria ser presidente da Caixa Geral de Depósitos e, ao mesmíssimo tempo, manter o vínculo de 23 anos ao BCP, argumentando que não havia nenhum conflito de interesses. Mas o BCE respondeu: não. A história é do Negócios.

Depois da reunião do Eurogrupo de ontem, Mário Centeno estava com vontade de acertar contas. O ministro das Finanças disse que alguns dos seus homólogos "andaram muito enganados" em 2016 e que Portugal atingiu todas as metas orçamentais.

Já Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, alertou para a necessidade de mais reformas: "Penso que [a volatilidade dos mercados] sublinha uma vez mais a necessidade de Portugal fazer avançar a agenda de reformas, com a qual disseram estar comprometidos, e de dar mais passos para reforçar o setor bancário, o que está a ser feito neste momento. Penso, portanto, que estão a tomar as medidas adequadas".

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi ontem ouvida na comissão de inquérito à Caixa e disse que foi avisada no verão de 2015 que o banco público ia precisar de mais capital.

Como o PSD ainda não tem candidato em Lisboa, o resultado é a confusão. Ontem, Passos Coelho almoçou com José Eduardo Martins, responsável pelo programa autárquico lisboeta e crítico da liderança, e surgiram dados contraditórios: oExpresso escreveu que Passos o convidou a avançar; mas José Eduardo Martins garantiu ao Observador que não.

Vamos falar um bocadinho sobre Donald Trump?

Só mais uma coisa sobre Trump. O canal de You Tube "Bad Lip Reading" divertiu-se a imaginar o que poderia ter sido dito nas cerimónias de tomada de posse da nova administração. Veja o vídeo: faz todo o sentido, não faz?


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre Marcelo Rebelo de Sousa: "Luís Fazenda revelou esta semana as linhas gerais do que será uma campanha da actual maioria contra o Presidente da República. É importante, por isso, que o presidente não se deixe fragilizar".

Maria João Avillez também escreve sobre o Presidente: "Não façamos essa caríssima confusão política. O que se toma hoje na cena nacional por uma fértil e descrispada coabitação entre Belém e S. Bento tem outro nome: é uma simultaneidade perigosa".

Miguel Tamen escreve sobre os "mártires mentais": "A marca infalível do estúpido é achar que é inteligente; e a marca infalível do muito estúpido é achar que faz parte de uma reduzida minoria de pessoas inteligentes".


Os nossos Especiais
No Conversas à Quinta desta semana fala-se de "Silêncio", de Martin Scorsese. Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debatem um filme que "inquieta os católicos, desafia os agnósticos e perturba os homens de boa fé".

Ricardinho é o melhor jogador do mundo de futsal e recebeu o Rui Miguel Tovar para uma conversa que mete Porto, Lisboa, Moscovo, Tóquio e Madrid. É mais uma entrevista nas "Questões do Forno Interno".


Notícias surpreendentes

David Fonseca fez 13 versões de músicas de David Bowiee convidou 12 músicos portugueses para as cantarem com ele no disco "Bowie 70", que sai a 17 de fevereiro. Numa entrevista ao Tiago Pereira, ele explica como surgiu a ideia para o álbum. Nos próximos dias, o Observador vai mostrar cinco webisodes sobre as gravações.

São 10 alimentos que reduzem o apetite e ajudam as pessoas que estão sempre com fome. A lista é da nutricionista Ana Bravo, que acaba de lançar a agenda Gosto de Mim Todos os Dias.

O Apocalipse está 30 segundos mais próximo. A garantia é dada pelo Bulletin of the Atomic Scientists, que atualizou o “Doomsday Clock”, que avalia a possibilidade de um evento devastador para a humanidade - pode ser uma guerra nuclear ou uma alteração climática irreversível.

Sabe o que é que também está mais próximo? Exato: o fim de semana. Nas horas que faltam, vá passando por aqui para se manter a par de todas as notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário