sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Época da lampreia abriu oficialmente em Penacova

época da lampreia em Penacova está oficialmente aberta
Resultado de imagem para Época da lampreia abriu oficialmente em Penacova
Na apresentação, marcaram presença diversos responsáveis dos 11 restaurantes aderentes ao evento e o gestor da marca de vinhos Quinta da Mata Fidalga.

Em conferência de imprensa do executivo municipal, o presidente da câmara, Humberto Oliveira, sublinhou que “este evento é feito com os restaurantes e nos restaurantes”, aliás como acontece há duas décadas, assinaladas nesta edição de 2017.
É nos primeiros quatro meses de cada ano que se torna possível degustar este prato, beneficiando do ciclo de vida e desova da lampreia, que sobe o rio Mondego, até Penacova, desde a Figueira da Foz.
Humberto Oliveira garante que já é possível apreciar o famoso prato sazonal, atendendo a que as lampreias estão a atingir o seu pleno estado de maturação necessário para uma confeção de qualidade, capaz de atrair milhares de apreciadores a Penacova.
Mondego leva pouca água
Ao contrário do que aconteceu no ano passado por esta altura, em que o rio Mondego comportava um grande caudal, atendendo às chuvadas intensas, este ano, o leito está quase vazio, o que dificulta a subida dos animais. Mesmo assim, a quantidade é suficiente, de acordo com a procura.

Será, então, durante o Festival da Gastronómico da Lampreia – que ocorre no último fim-de-semana de fevereiro – que mais clientes vão afluir ao concelho, porque os preços praticados pelos restaurantes aderentes são mais baixos, incluindo a sobremesa, que consiste em doçaria conventual, numa oferta da parte da autarquia.
Fonte: Diário as Beiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário