sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Chega ao fim o mês dos nervos para os treinadores

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  

Faltam poucos dias para que o mês de Janeiro termine, o que é sinónimo do fecho do mercado de transferências de Inverno e de dias mais serenos para os treinadores de futebol. Este ano, pelo menos até ao momento, têm sido pouco os negócios bombásticos. Mas os derradeiros dias, as últimas horas, os minutos finais proporcionam sempre algumas surpresas. Por cá, por enquanto, a contratação de Soares pelo FC Porto, e as saídas de Gonçalo Guedes do Benfica e de Markovic do Sporting foram as movimentações mais sonantes.
O campeonato terá uma jornada incompleta no fim de semana. Domingo disputa-se a final da Taça da Liga, entre Moreirense e Sp. Braga, às 20h45, no Estádio Algarve. Por causa disso, estas duas equipas viram os seus respectivos jogos na I Liga serem adiados.
Já o Benfica vai a Setúbal tentar sarar as feridas da eliminação da sua prova “fetiche”. Os “encarnados” só por uma ocasião esta época somaram dois resultados negativos consecutivos (quando perderam com o Marítimo e com o Nápoles) e enfrentarão os sadinos na segunda-feira, já depois de saberem o resultado do jogo do FC Porto.
Quanto aos portistas, voltam a ter a possibilidade de colocar mais pressão sobre o líder. A equipa de Nuno Espírito Santo vai ao terreno do Estoril, um terreno que tradicionalmente não é dos mais fáceis para os “azuis e brancos”. Mas os “dragões”, depois de um período em que não conseguiam acertar dentro das balizas, revelam agora um instinto goleador apurado. Sete golos nos últimos dois jogos é o melhor que o FC Porto conseguiu em toda a época em duas partidas seguidas. Do outro lado, estará uma equipa que não tirou resultados da “chicotada psicológica” promovida com a saída de Fabiano Soares e a chegada de Pedro Gómez Carmona: o técnico espanhol ainda só perdeu para o campeonato.
Quanto ao Sporting, que na próxima jornada visita, precisamente, o Estádio do Dragão, recebe o Paços de Ferreira e procura colocar um ponto final à série de três encontros consecutivos sem ganhar e que incluiu ainda uma eliminação da Taça de Portugal. Em teoria o Paços de Ferreira é o adversário ideal, já que apenas por uma vez os pacenses ganharam fora e não conhecem esse resultado há já sete partidas consecutivas. Pode consultar aqui, o calendário da jornada da I Liga.
Lá fora, um olhar pelas Ligas estrangeiras permite descobrir algumas partidas que vale a pena seguir. Em Espanha, o Real Madrid, com Sevilha e Barcelona à perna, tem um difícil anfitrião no domingo - a Real Sociedad, quarta. Isto numa altura em que os “merengues” atravessam a sua pior fase da época, com apenas um triunfo em cinco jogos, tendo mesmo sido eliminados da Taça do Rei.
Em Inglaterra dois jogos concentram as atenções. José Mourinho e Marco Silva voltam a enfrentar-se, agora para o campeonato, depois de o Manchester United ter eliminado, com dificuldade, o Hull City da Taça da Liga. Mas o jogo grande está agendado para um dia antes, na terça-feira, com o Liverpool a receber o Chelsea, num duelo entre o terceiro e o primeiro. Antes, já este fim de semana, joga-se mais uma eliminatória da Taça de Inglaterra.
Em França, o líder Mónaco, de Leonardo Jardim, tem um teste de fogo no domingo, ao visitar o terreno do PSG, terceiro na tabela. Ainda não se sabe se Gonçalo Guedes jogará, mas deverá haver muitos portugueses em campo, pelo menos do lado dos monegascos. E o surpreendente Nice, segundo na classificação, também não terá tarefa fácil, pois recebe o Guingamp, quinto.
Em África prossegue a Taça das Nações Africanas (CAN), com os jogos dos quartos-de-final e o Planisférico debruça-se sábado sobre o futebol do Togo, cuja selecção foi recentemente eliminada da prova, recordando o episódio de 2010, quando o autocarro em que seguia a equipa foi baleado em Cabinda.
À margem dos relvados, as finais masculina e feminina do Open da Austrália em ténis são para madrugadores (pode segui-las a partir das 8h00). Nos homens, Rafael Nadal e Roger Federer protagonizam o 35.º duelo entre ambos. Nas mulheres, o encontro decisivo é uma questão de família, entre as irmãs Serena e Venus Williams, que jogam entre si pela 28.ª vez. No andebol, joga-se em Paris a final do Mundial masculino.
Para o fim, a habitual sugestão de leitura. Desta vez, relacionada com arbitragem. O New York Times conta a história de Mike Dean, o árbitro inglês mais conhecido da Premier League pelas suas decisões e actuações polémicas. Afinal, não é mesmo só cá que a arbitragem gera… controvérsia.
Fonte: Público
___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário